Conitec abre consultas públicas para avaliação de tecnologias para a prevenção da infecção causada pelo vírus sincicial respiratório

Comunicação IUPV - 27/11/2024 17:27

Já estão disponíveis no site da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) duas consultas públicas que estão avaliando tecnologias que buscam atuar na prevenção de infecções do trato respiratório causadas pelo vírus sincicial respiratório. Confira abaixo mais detalhes sobre cada uma delas.

Consulta pública nº 95 – Vacina vírus sincicial respiratório A e B (recombinante) 

A consulta pública nº 95 é referente à avaliação da incorporação da vacina do vírus sincicial respiratório A e B (recombinante) para prevenção da doença do trato respiratório inferior e da doença grave do trato respiratório inferior causada pelo vírus sincicial respiratório em bebês até os seis meses de idade, por imunização ativa de gestantes com 32 a 36 semanas, no Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o Relatório Técnico, disponível aqui, os membros do Comitê de Medicamentos presentes na 135ª Reunião da Conitec, realizada no dia 07 de novembro, deliberaram por unanimidade que o tema seguisse para consulta pública com recomendação preliminar desfavorável à incorporação no SUS.

Ainda de acordo com o documento, as justificativas para a decisão estão relacionadas às incertezas nas evidências publicadas em relação aos dados de segurança, evidências de baixa qualidade e o elevado impacto orçamentário. Durante a reunião, foi inclusive sugerido que o preço da dose da vacina seja reapresentado pela empresa para que uma potencial incorporação seja viável.

A consulta pública nº 95 ficará disponível para participação de toda a comunidade até o dia 09 de dezembro de 2024. Clique aqui e deixe a sua contribuição!

Consulta pública nº 96 – Nirsevimabe

A consulta pública nº 96 é referente à avaliação da incorporação no SUS do Nirsevimabe para a prevenção de infecção do trato respiratório inferior associada ao vírus sincicial respiratório para todos os bebês prematuros e/ou portadores de comorbidade, como a fibrose cística.

De acordo com o Relatório Técnico, disponível aqui, os membros do Comitê de Medicamentos presentes na 135ª Reunião da Conitec deliberaram que o tema seguisse para consulta pública com recomendação preliminar favorável para os bebês prematuros até 29 semanas e 6 dias, e desfavorável para os bebês prematuros entre 30 semanas e 36 semanas e 6 dias e crianças a termo com comorbidades.

No relatório, a recomendação preliminar é justificada pois a tecnologia apresentou vantagem econômica na população que atualmente é coberta pelo palivizumabe, o que representa menor custo de tratamento por paciente e menor impacto orçamentário. 

Porém, para os demais bebês prematuros entre 30 semanas e 36 semanas e 6 dias e crianças a termo com comorbidades, a recomendação inicial foi negativa pelo elevado impacto orçamentário.

A consulta pública nº 96 ficará disponível para participação de toda a comunidade até o dia 09 de dezembro de 2024. Clique aqui e deixe a sua contribuição!

Sobre o vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR), classificado como pneumovírus, é um dos maiores causadores de infecções respiratórias em crianças com menos de dois anos no Brasil. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), é a principal causa de bronquiolites e de pneumonias em crianças nessa faixa etária.

Ainda de acordo com a SBP, mesmo sendo mais frequente em crianças menores, idosos e adultos que possuem doenças cardíacas ou pulmonares podem apresentar quadros graves após a infecção pelo VSR. Clique aqui e saiba mais sobre o tema.

Por Kamila Vintureli

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação. 

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco