Depoimento – Caroline Eckhardt

Comunicação IUPV - 05/04/2022 07:27

Caroline Eckhardt mora em Independência, pequena cidade no interior do Rio Grande do Sul, e é mãe de fibra do Gael. Ele tem 1 ano e 10 meses e foi diagnosticado com fibrose cística logo no primeiro mês de vida, após indicação no Teste do Pezinho. Esse foi o início de tudo.

“Eu nunca tinha ouvido falar sobre fibrose cística. Apesar de ter assistido ao filme ‘A Cinco Passos de Você’, confesso que não gravei o nome da doença. A triagem por meio do Teste do Pezinho marcou o início da nossa luta em busca do diagnóstico. Logo começamos a realizar diversos exames no Gael, incluindo o Teste do Suor, que confirmou a fibrose cística.”

A falta de conhecimento sobre a doença trouxe muita insegurança para Caroline e toda a família. Mesmo antes da realização do Teste do Suor, ela foi buscar informações na Internet e o que encontrou trouxe ainda mais dúvidas.

“Eu confesso que me apavorei naquele momento. Fiquei com muito medo de perder o meu filho, a Internet me assustou muito e no meio de tudo isso, ficamos sem chão. Porém, optamos por sair do Google e buscar informações com os profissionais do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, onde realizamos o acompanhamento até hoje. Eles nos orientaram sobre tudo, compartilharam questões importantes sobre a fibrose cística e, finalmente, nos acalmamos e passamos a ter mais lucidez em relação à nova rotina que estava por vir.”

O dia a dia de tratamento para a fibrose cística é levado muito a sério pela Caroline e toda a família. Ela afirma que entender sobre a doença e a importância do tratamento ao lado dos profissionais da saúde que acompanham o Gael fez toda a diferença.

“Hoje em dia a realidade é mais tranquila pois já entendemos melhor sobre a fibrose cística. Sabemos que ainda não tem cura, mas que seguir o tratamento de maneira correta faz com que o Gael viva bem, com saúde e qualidade de vida. Ele é uma criança incrível, super disposto e que adora animais. Gosta de assistir os bichos da fazenda, brincar ao ar livre e sempre estimulamos que ele corra e se divirta muito. Além disso, já pensamos desde cedo na questão da independência com o tratamento. Incentivamos que ele faça a nebulização sozinho, explicamos sobre a importância das enzimas e tudo que envolve essa nossa rotina com a fibrose cística.”

Caroline finaliza reforçando o quão importante foi o diagnóstico precoce para o início rápido do tratamento para o Gael e que ser mãe de fibra é uma missão que traz grandes responsabilidades e desafios.

“Quando essa realidade chega, sabemos de imediato que todos os cuidados serão redobrados. Ao mesmo tempo, enxergo tudo isso como uma grande missão. Sei que o Gael me escolheu porque sou capaz de ser a melhor mãe que ele pode ter. Desde o primeiro dia eu faço tudo para garantir seu bem estar, sua saúde vem sempre em primeiro lugar. Para todas as mamães de fibra do Brasil eu digo: sejam fortes e abracem essa causa com toda a força, pois ver o sorriso no rosto dos nossos heróis de fibra vale muito a pena.”

Quer compartilhar sua história aqui no site do Instituto? Entre em contato conosco pelo WhatsApp (41) 99636-9493 ou pelo e-mail contato@unidospelavida.org.br. 

Por Kamila Vintureli

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco