Depoimento – Eloisa Célia Miranda

Comunicação IUPV - 08/02/2022 07:42

O time do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística compartilha agora um pouco da história da Eloisa Célia Miranda. Ela é mãe de fibra da Caroline, de cinco anos e diagnosticada com fibrose cística logo nos primeiros meses de vida após indicação no Teste do Pezinho. Até aquele momento, Eloisa e sua família nunca tinham ouvido falar sobre a doença.

“Assim que recebemos a notícia da alteração no Teste do Pezinho fomos encaminhados para a realização do Teste do Suor em Belo Horizonte/MG e meu primeiro impulso foi buscar informações sobre o tema na Internet. Foi nessa hora que li sobre a fibrose cística pela primeira vez. Aguardamos o resultado do exame em uma casa de apoio e a assistente social conversou conosco sobre a confirmação do diagnóstico da Caroline, além de compartilhar mais informações sobre a doença. Sem dúvidas, esse acolhimento fez toda a diferença para que a família recebesse a notícia com mais calma e clareza.”

O tratamento para a fibrose cística teve início no mesmo dia em que Eloisa recebeu o diagnóstico da filha. Ela conta que o atendimento da equipe multidisciplinar do Hospital Infantil João Paulo II também foi muito importante para o entendimento sobre a nova realidade da família.

“Os profissionais conversaram conosco, nos ampararam e logo realizaram os primeiros exames na Caroline. Eu sempre falo que esse acolhimento inicial, tanto na casa de apoio quanto no hospital, nos ajudou muito. Já voltamos para casa conhecendo mais sobre a doença e também com o auxílio médico, evitando momentos de desespero que poderiam ter rondado nossa família após a confirmação do diagnóstico.”

Eloisa afirma que os primeiros anos de vida da Caroline trouxeram diversos desafios para a rotina familiar. Por conta dos quadros de desnutrição e exacerbações, as internações foram mais frequentes. Porém, com muita força e disciplina, todas essas situações foram vencidas.

“Com o passar do tempo eu fui entendendo melhor sobre todos os processos e, com muito esforço da equipe médica e bênçãos de Deus, a Caroline superou todas essas dificuldades e hoje está muito bem e saudável, tornando-se uma criança alegre e que adora dançar, cantar e brincar. Aqui em casa o tratamento é levado muito a sério. Eu criei uma rotina com horários de medicamentos, inalações e fisioterapia. Ela se adaptou super bem a isso e, mesmo com apenas cinco anos, é super disciplinada e responsável com o tratamento.”

Para finalizar, Eloisa reforça a importância dessa disciplina com todas as etapas que envolvem o tratamento para a fibrose cística, tanto para a pessoa diagnosticada, quanto para os familiares que fazem parte dessa rotina.

“Isso nos dá mais tranquilidade para encarar todas as responsabilidades do nosso dia a dia, que vão muito além da doença. Para mim, ser mãe de fibra significa ter muita fé. Conviver com a responsabilidade de um tratamento tão intenso faz com que nós, cuidadores, tenhamos que abrir mão das nossas próprias vidas para que tudo ocorra da melhor forma possível. Não temos sábado, não temos domingo e muito menos feriado, pois a prioridade é sempre o tratamento que irá garantir mais saúde para os nossos filhos. Mas para todas essas pessoas eu digo: tenham fé que tudo dará certo.”

Você também pode compartilhar a sua história conosco! Basta enviar uma mensagem para o WhatsApp (41) 99636-9493 ou para o e-mail contato@unidospelavida.org.br. Vamos adorar conhecer mais sobre a sua rotina e publicar sua história em nosso site e redes sociais para inspirar milhares de pessoas.

Kamila Vintureli

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco