Depoimento – Luiane Kristine

Comunicação IUPV - 23/02/2023 07:56

Olá! Eu me chamo Luiane Kristine e gostaria de me apresentar para o público que acompanha o Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística. Tenho 27 anos atualmente e nem sempre foi fácil aceitar meu diagnóstico para a fibrose cística.

Primeiramente, gostaria de começar dizendo que nem sempre meu tratamento foi no Brasil, então foi um choque de realidade para mim quando cheguei aqui e vi o quão complexo é, por mais importante que seja, o acesso via Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente relacionado aos  tratamentos para a fibrose cística.

Lá na Itália, onde cresci, era um quarto para cada um e não podíamos ter contato com outros. Além da higiene absurda caso um de nós quiséssemos presentear o outro. Lembro que meu maior susto foi quando vi pessoas com a mesma patologia se aproximando demais aqui no Brasil. Dei sermão em todos. Após isso, meu tratamento começou em Minas Gerais, em Belo Horizonte, no Hospital Júlia Kubitscheck, com a equipe do Marcelo, que me acolheu como família.

Eu tive meu diagnóstico aos onze anos, após uma parada cardíaca. Vivia doente e fazia homeschooling, que nada mais é que a educação domiciliar. Optamos por isso pois, com as internações recorrentes, era difícil frequentar a escola, principalmente porque ninguém imaginava o que poderia estar causando tantos problemas de saúde.

Isso foi difícil pois, até chegar no Rio de Janeiro, eu não falava sobre a minha condição física, mas até ver como as pessoas diagnosticadas com doenças raras e PcD’s são negligenciadas, decidi focar e achar uma forma melhor para nos incluir na vida acadêmica e no mercado de trabalho.

Espero poder compartilhar mais sobre essa luta com vocês em outros textos aqui no site do Unidos pela Vida.

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação. 

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco