Depoimento – Sibele Gardelin
Comunicação IUPV - 10/04/2024 08:30Sibele Gardelin mora na cidade de Campestre da Serra/RS e é mãe da Ester, diagnosticada com fibrose cística logo nos primeiros dias de vida. A primeira indicação aconteceu no Teste do Pezinho.
“Repetimos o exame, que indicou novamente a fibrose cística. Na sequência, fomos encaminhados para Porto Alegre/RS, para realização do Teste do Suor, exame que confirmou o diagnóstico para a doença”, relembrou.
Sibele conta que nunca tinha ouvido falar sobre a fibrose cística até o momento do diagnóstico, e que receber a notícia trouxe a sensação de que o mundo estava desabando.
“Era tudo muito novo, o que trouxe muitas dúvidas e medos. Em um primeiro momento, quando os médicos nos passaram como seria a rotina da Ester, ficamos apavorados. Como mãe, eu achava que não daria conta”, afirmou.
Apesar desses sentimentos iniciais, Sibele afirma que a família está se adaptando muito bem ao tratamento. “Está melhor do que eu imaginava. A rotina da família teve que mudar em alguns aspectos, mas conforme ela está crescendo, aos poucos, tudo está voltando ao normal.”
Rede de apoio
Além de Sibele e o esposo, toda a família de Ester também teve um grande choque com o diagnóstico. Porém, sempre buscaram pensar no lado positivo de tudo e criar uma grande rede de apoio.
“Minha família ajuda muito, e além dela, também contamos com o apoio da Associação Gaúcha de Assistência à Mucoviscidose (AGAM), que nos auxilia muito com informações. Eu também tive um grande apoio de uma mãe que reside aqui perto e que também tem filhos com fibrose cística. Ela se chama Patrícia e me ajuda sempre.”
Para Sibele, ser mãe de fibra é uma mistura de sentimentos e emoções. “É uma busca incansável, um cuidado sem reservas e uma doação total da minha vida para uma vida de fibra. Nos dias difíceis, temos que ter fé em Deus. Na hora da angústia, esperança, e nos dias bons, o sentimento é sempre de gratidão.”
Por Kamila Vintureli
Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação.
Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.