Depoimento – Tatiana Martins

Comunicação IUPV - 09/11/2023 05:54
Depoimento - Tatiana Martins

Eu me chamo Tatiana Martins, moro em Campo Formoso/BA, e sou mãe de fibra do Marcondes Júnior. Ele foi diagnosticado com fibrose cística aos cinco meses de idade. Os primeiros sintomas da doença foram confundidos com refluxo, situação que nos encaminhou para a capital da  Bahia. Lá, ele passou por diversos exames e profissionais da saúde.

Um dos médicos ouviu com cuidado tudo que relatei sobre os sinais que o Marcondes Júnior apresentava, como o suor mais salgado que o normal e a perda de peso. Assim que terminei, ele indicou que poderíamos estar perto de um diagnóstico, solicitou o Teste do Suor e finalmente a fibrose cística foi confirmada.

Receber essa notícia me deixou feliz, afinal, agora existia um diagnóstico e poderíamos ir atrás do tratamento eficaz. Fiquei um pouco abalada e triste quando me informaram que a fibrose cística não tem cura, mas segui forte para iniciarmos os cuidados que meu filho tanto precisava.

Marcondes Júnior crescia e se desenvolvia bem até os oito anos de idade. Quando completou nove anos, infelizmente surgiu a Burkholderia cepacia. Nesse momento, uma nova batalha se iniciou, com novos tratamentos e cuidados necessários.

Meu filho foi forte, lutou muito, mas aos 16 anos, infelizmente, nos deixou. Tive que tirar forças de onde eu nem sabia que tinha, mas tenho convicção de que ser mãe de fibra do Marcondes Júnior me capacitou para a vida. Eu costumo dizer que existem duas Tatianas: uma antes e outra depois do nascimento do meu filho.

Sigo tentando ajudar toda a comunidade. Vou às escolas para falar sobre a fibrose cística, seus sintomas e formas de diagnóstico. Reforço a importância do Teste do Pezinho e do Teste do Suor para a triagem e diagnóstico precoce.

Enviar este depoimento não foi fácil, eu não sabia por onde começar, mas eu sempre cuidei dele sozinha e senti que meu relato poderia ajudar alguém e também seria uma homenagem ao meu filho.

Para todas as mães de fibra do Brasil, digo que somos feitas de flor e de ferro. Precisamos de sensibilidade com nossos filhos, além de força e resistência nessa luta que não para. Que possamos manter o sorriso e os braços abertos para o abraço em todos os momentos que eles necessitam do nosso apoio.

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação.

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco