35ª Conferência Norte-americana de Fibrose Cística debate avanços no tratamento da doença

Comunicação IUPV - 02/12/2021 07:12

Nos dias 03 e 05 de novembro de 2021 foi realizada, de maneira online, a 35ª Conferência Norte-americana de Fibrose Cística, a National American Cystic Fibrosis Conference (NACFC), evento realizado pela Cystic Fibrosis Foundation e que tem como principal objetivo compartilhar os principais estudos relacionados à fibrose cística feitos pela comunidade científica no último ano. Clique aqui e saiba tudo sobre o primeiro dia da Conferência.

O segundo dia de palestras do evento foi marcado pela plenária apresentada por pesquisadores da própria Cystic Fibrosis Foundation. Eles mostraram os detalhes do programa que a organização está desenvolvendo para alcançar a cura da fibrose cística, o Path to a Cure. Os pesquisadores explicaram que existem três maneiras diferentes para chegar até a cura da fibrose cística: 

1. Consertando a proteína CFTR existente por meio dos moduladores; 

2. Impedindo a proteína CFTR de ser destruída (uma opção para mutações de classe 1);  

3. Inserindo uma cópia correta de todo gene CFTR no DNA para que ele possa ser capaz de produzir a proteína CFTR de maneira correta.  

Sobre o item 1, além dos quatro moduladores já aprovados nos Estados Unidos, o Kalydeco, Orkambi, Symdeko e Trikafta – todos fabricados pela empresa americana Vertex Pharmaceuticals, novas drogas estão sendo testadas tanto pela Vertex, quanto por outras empresas, como a Abbvie

O novo modulador da Vertex também foi apresentado durante o evento. Ele é outra tripla combinação chamada, por enquanto, de VX121-tezacaftor+VX561, e que acabou de finalizar a fase 2 dos ensaios clínicos. Em laboratório, essa tecnologia tem mostrado melhores resultados do que o Trikafta, e pode ser uma opção para pessoas que utilizaram o Trikafta e tiveram efeitos colaterais. Além dessa, também estão sendo desenvolvidas duas drogas da empresa Abbvie e uma da Vertex, que atualmente estão na fase 2 dos ensaios clínicos. Essas drogas são: ABBV-2222 (corretor), ABBV-3067 (potenciador) e VX-561, respectivamente. 

Em relação ao item 2, para impedir a proteína defeituosa de se degradar, a empresa Eloxx tem estudado o fármaco ELX-02 para corrigir as mutações nonsense, aquelas que não produzem a proteína CFTR. A droga ELX-02 altera a leitura do RNA durante a formação da proteína CFTR, e assim, consegue produzi-la. Resultados preliminares em 9 pacientes com a mutação G542X mostraram uma redução de 22% do cloro no suor quando comparados com pacientes que usaram placebo. Melhores resultados foram observados em laboratório, quando as drogas ELX-02 e ivacaftor foram administradas de maneira conjunta.

Outros laboratórios estão trabalhando em parceria com a Eloxx para o desenvolvimento de drogas melhores e que demonstram potencial para serem medicamentos futuramente. Junto com eles está o laboratório de desenvolvimento da Cystic Fibrosis Foundation, chamado Therapeutics Lab. Os pesquisadores deste laboratório estão testando outros fármacos que, em conjunto, melhoram a resposta da ELX-02 em células cultivadas em placas. O desafio enfrentado com esse tipo de terapia diz respeito ao fato de ela ser temporária, tornando necessário um tratamento contínuo e não se mostrando como a cura para a fibrose cística. 

A terceira maneira para se chegar na cura é a terapia gênica ou a edição gênica. O maior desafio dessas terapias é encontrar uma célula alvo que seja uma célula mãe. Corrigindo a célula mãe, ela será capaz de produzir células filhas de maneira correta, e assim, será possível chegar até a cura. 

No caso do pulmão, os cientistas descobriram que essa célula se chama célula basal. Corrigindo o gene CFTR nessa célula, ela será capaz de produzir vários outros tipos de células pulmonares. Além disso, os cientistas descobriram no laboratório duas maneiras de corrigir o gene CFTR: mudando o gene defeituoso por meio de diferentes técnicas ou produzindo supergenes. Esses supergenes serão colocados no meio do DNA, parando a “produção da proteína defeituosa” e começando a produzir a proteína corretamente. 

Mas, se já temos a célula alvo e a técnica de correção conhecidas, por que ainda não chegamos à cura? A questão principal hoje é que essas técnicas funcionam muito bem em laboratório, mas ainda não temos a tecnologia para alcançar essa célula no pulmão de pessoas com fibrose cística. Além disso, também há o desafio de como colocar o DNA correto dentro dessas células. Apesar de todas essas questões, uma coisa é certa: estamos caminhando na direção da cura. 

Texto produzido por: Mariana Camargo, colunista do Unidos pela Vida  biomédica, PhD e mãe da Sofia, diagnosticada com fibrose cística.

Referências: Essas informações foram retiradas das seguintes palestras da 35ª National American Cystic Fibrosis Conference (NACFC): P2: Working together to pave a path to the cure; S17 – PTC – GSM: CFTR Rescue: Gene editing to target CFTR DNA repair; W05 – PTC – GSM: Approaches for Delivery of Nucleotide Based Therapeutics; S04- NT: The New Era of Highly Effective CFTR Modulator Therapy

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco