Dia Mundial da Saúde: como se manter saudável em tempos de Coronavírus

Comunicação IUPV - 07/04/2020 08:00

O dia 7 de abril marca a passagem do Dia Mundial da Saúde, data celebrada no Brasil e no mundo com a divulgação de materiais que buscam a conscientização da população sobre os diversos aspectos que envolvem nossa saúde e qualidade de vida.

Em meio à pandemia causada pelo novo Coronavírus, o Covid-19, cuidados com a saúde estão em pauta na televisão, rádio e Internet, tornando-se o foco principal das conversas e discussões com amigos, familiares e colegas. Por isso, o Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística trouxe algumas dicas para que pessoas com Fibrose Cística e seus familiares possam se proteger e se manter saudáveis durante esse período.

Cuidados com a higiene

Uma dica importante, e que deve ser seguida mesmo em tempos sem pandemia, é a de manter as mãos sempre higienizadas. O ideal é lavar as mãos várias vezes ao dia com água e sabão por, no mínimo, 20 segundos. O álcool em gel também é um importante aliado na hora de evitar o contato com vírus, germes e bactérias. Tenha um frasco sempre por perto em casa, no trabalho e dentro da bolsa que utiliza no dia a dia.

Adesão ao tratamento

A adesão ao tratamento da Fibrose Cística é um fator fundamental para se ter mais saúde e qualidade. Por isso, siga sempre as recomendações da sua equipe médica, utilizando os medicamentos de maneira correta, realizando a fisioterapia respiratória, inalações, exercícios físicos e todas as outras etapas de tratamento indicadas para o seu caso. E se tiver dúvidas sobre alguma recomendação, entre em contato com seu médico.

Siga realizando atividades físicas!

A prática regular de atividades físicas faz parte do tratamento de muitas pessoas com Fibrose Cística e o isolamento social causado pelo Covid-19 não deve lhe impedir de seguir se exercitando. Adapte as práticas que mais lhe agradam para o espaço disponível em sua casa. Vários atletas da Equipe de Fibra compartilharam conosco vídeos sobre como estão realizando as atividades físicas durante a quarentena. Clique aqui para conferir e começar a se exercitar você também! Caso seja possível, consulte um profissional para evitar lesões durante os exercícios.

Hidrate-se e alimente-se bem!

Muitas pessoas em isolamento social têm relatado que a cozinha anda mais movimentada nesse período de quarentena. Mas isso não deve significar apenas doces e bolos, hein? Siga se alimentando bem e optando por refeições saudáveis e ricas em proteínas e nutrientes. Caso sua equipe médica tenha recomendado refeições hipercalóricas, clique aqui para acessar várias receitas que lhe ajudarão a variar o cardápio durante o isolamento. Além disso, não se esqueça de beber muita água para se manter hidratado.

Cuide da sua mente!

Permanecer em isolamento social ou precisar sair de casa em tempos de pandemia podem trazer sentimentos de angústia e ansiedade. Por isso, é importante sempre manter a calma e compartilhar seus sentimentos com as pessoas próximas para que possam se ajudar. Além disso, caso seja possível, siga com sua rotina de trabalho ou estudos em casa, isso ajudará a passar o tempo com mais qualidade durante a quarentena. 

Outro fator importante é ficar longe das notícias falsas sobre a pandemia e evitar compartilhá-las entre seus amigos e familiares. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), evitar consumir conteúdos na televisão, rádio ou Internet que possam lhe causar estresse também é fundamental para manter a calma nesse período. 

Em caso de dúvidas, entre em contato com a sua equipe médica e lembre-se sempre: vai passar e em breve estaremos de volta à nossa rotina e ao lado das pessoas que amamos!

Referências:

TAULOIS, M. Nutrição Para Vida. Vertex. Equipe Fibrose Cística – Serviço de Pneumologia – PPC – UERJ.

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco