Dicas práticas de como melhorar o autocuidado e a saúde mental

Comunicação IUPV - 25/05/2022 17:51

Em 23 de maio foi ao ar a quarta e última videoaula da terceira temporada do Rodando o Brasil Online, projeto realizado pela Vertex em parceria com o Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística. Com a temática Dicas práticas de como melhorar o autocuidado e a saúde mental, a transmissão contou com a apresentação da fundadora e diretora executiva do Instituto, Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira, e participação da psicóloga Simone Scheibe e da Elisabeth Backes, mãe de fibra e presidente da Associação de Apoio a Portadores de Mucoviscidose do Rio Grande do Sul (AMUCORS).

A videoaula começou com a transmissão de um depoimento enviado pela Marindia Cecchetti Lahm, diagnosticada com fibrose cística e transplantada pulmonar. Clique aqui para conferir o relato na íntegra.

Simone Scheibe iniciou o debate relembrando que a saúde mental é um estado de bem-estar, mas que é preciso ter em mente que ele pode oscilar de acordo com o que vivenciamos em nosso dia a dia

“É normal e esperado que todos nós, independente de termos ou não uma doença rara como a fibrose cística, vamos vivenciar sentimentos bons e ruins”. De acordo com a psicóloga, neste cenário, é importante contar com uma rede de apoio para passar por esses momentos da melhor forma possível. “Não podemos falar sobre saúde mental sem levar em conta que precisamos deste suporte, uma rede socioafetiva, já que é tão importante compartilharmos sentimentos e vivências com pessoas próximas e importantes para nós.”

Simone ainda reforçou que é possível buscar ajuda para a saúde mental com um profissional da área da psicologia dentro do Centro de Referência para fibrose cística ou fora dele, como nos Centros de Saúde, Centros de Atenção Psicossocial, em serviços ambulatoriais dentro de universidades e em clínicas-escola.

Convivendo com a fibrose cística

Elisabeth Backes deu sequência na transmissão compartilhando seu relato de vida real sobre o diagnóstico para fibrose cística do filho e trabalho realizado na AMUCORS, associação de assistência que atualmente preside no Rio Grande do Sul.

“São várias frentes de luta que encaramos em nosso dia a dia na associação, e o principal deles é a batalha pela adesão ao tratamento das pessoas diagnosticadas com fibrose cística no Estado”. Elisabeth afirmou que, atualmente, a AMUCORS conta com 224 pacientes cadastrados e a luta pelos direitos de cada um deles é diária na associação. “Fazemos um trabalho conjunto de acolhimento para que o engajamento e empoderamento dessas pessoas e familiares aflore e possamos, juntos, fortalecer este trabalho tão importante realizado regionalmente.”

Confira o depoimento completo da Elisabeth Backes e a videoaula Dicas práticas de como melhorar o autocuidado e a saúde mental na íntegra no link abaixo e as videoaulas anteriores da temporada acessando o nosso canal no YouTube, clicando aqui.

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação.

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco