Diretoras do Unidos pela Vida apresentam ao Ministério da Saúde resultados da pesquisa sobre os critérios de análise e utilização das contribuições recebidas em Consultas Públicas da Conitec

Comunicação IUPV - 05/07/2023 11:32

Em 04 de julho, a fundadora e diretora executiva do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira, e a diretora geral do Instituto, Marise Basso Amaral, estiveram em Brasília/DF para uma apresentação sobre os resultados da pesquisa de mestrado “Critérios de análise e utilização das contribuições recebidas por pacientes em consultas públicas da Conitec: o caso dos moduladores para fibrose cística” aos profissionais do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias e Inovação em Saúde (DGITS) do Ministério da Saúde.

Secretaria Executiva da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), o DGITS, dentre outras funções, realiza a análise das contribuições enviadas pela comunidade em Consultas Públicas da Comissão.

Além de pontuar as questões de análise, apresentação e utilização das contribuições enviadas por pacientes nos formulários de experiência e opinião, e o quanto elas precisam ser melhor analisadas e consideradas nos processos decisórios, Verônica também salientou todas as outras variáveis que impactam na incorporação de uma nova tecnologia.

“Observamos uma abertura e uma receptividade por parte deste departamento, que se mostrou bem interessado em aprimorar os mecanismos de participação e ouvir a sociedade, reconhecendo a relevância desta pesquisa e da ciência engajada”, afirmou a fundadora do Unidos pela Vida. 

Agora, espera-se que esses resultados contribuam para a qualificação do processo. “A expectativa é que ele seja cada vez mais comprometido com a perspectiva dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente com as pessoas que já fazem uso das tecnologias em avaliação e que podem contribuir com evidências robustas de vida real.”

Você pode acessar a pesquisa de mestrado “Critérios de análise e utilização das contribuições recebidas por pacientes em consultas públicas da Conitec: o caso dos moduladores para fibrose cística” na íntegra clicando aqui. O estudo foi realizado pela Verônica Stasiak, com coorientação da Prof. Dra. Marise Basso Amaral, para obtenção do grau de Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Paraná.

Por Kamila Vintureli

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação.

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco