Eventos pelo país marcam o início do Setembro Roxo 2018

Comunicação IUPV - 06/09/2018 15:53

O Mês Nacional de Conscientização da Fibrose Cística – Setembro Roxo 2018 já começou e os primeiros eventos de divulgação da Fibrose Cística já foram realizados em várias cidades brasileiras.
A abertura do Setembro Roxo 2018 aconteceu em 1º de setembro, na cidade de Serra, no Espírito Santo e foi organizado em parceria com o Centro de Referência de Fibrose Cística do Espírito Santo. O evento teve início às 8h30, com ações de divulgação da Fibrose Cística e atividades recreativas para as dezenas de pessoas que estiveram no Parque da Cidade, local da atividade. Confira as fotos do evento clicando aqui!
Ainda no dia 1º de setembro, o segundo evento do Setembro Roxo 2018 foi realizado na cidade de Barbacena, em Minas Gerais, e contou com diversos apoiadores, como a Página Mina de Fibra, a Unimed, a UNIPAC e a vereadora Vânia de Castro. Você pode conferir todas as fotos do evento aqui!
A Renata Assis participou do evento em Barbacena. Ela é mãe da Daniele, que tem Fibrose Cística. “Foi um grande orgulho pra gente realizar um evento para o Mês de Conscientização da Fibrose Cística. Tivemos vários parceiros que nos ajudaram na organização e foi tudo muito lindo! Todo mundo se envolveu e abraçou a causa com muito carinho. Várias pessoas participaram e conseguimos ajudar na conscientização da Fibrose Cística e também no incentivo à doação de órgãos no país”, ressaltou Renata.
Rio de Janeiro, Juiz de Fora e Fortaleza
No dia 02 de setembro, outro evento do Setembro Roxo 2018 foi realizado na cidade do Rio de Janeiro. Organizado pela Equipe de Fibra e pela Associação Carioca de Assistência à Mucoviscidose  (ACAM-RJ), a 2º Pedalada de Fibra teve início às 8h e foi realizada no Aterro do Flamengo.
De acordo com Cristiano Silveira, Presidente da ACAM-RJ e pai do Pedro, que tem Fibrose Cística, a realização da Pedalada de Fibra já era uma vontade de todos da equipe há muito tempo.
“Abrimos o Mês da Fibrose Cística com a pedalada da Equipe de Fibra e pretendemos repetir essa ação durante o ano, sempre atraindo mais pessoas. A ideia é diversificar as atividades e seguir contribuindo para a divulgação da Fibrose Cística no Rio de Janeiro e em todo o país”, afirmou Cristiano. Veja como ficaram as fotos da atividade clicando aqui.
No dia 03 de setembro, começou a exposição fotográfica em Juiz de Fora, no prédio da Reitoria da UFJF. A atividade segue até dia 7 de setembro e fica disponível das 08 às 19h para todos que quiserem prestigiar. Em 04 de setembro, o evento do Setembro Roxo foi em Fortaleza! O II Workshop de Fibrose Cística reuniu profissionais da saúde e voluntários e contou com o apoio da Associação Cearense de Assistência à Mucoviscidose (ACEAM). Confira as fotos clicando aqui!
Dia 05 de setembro foi incrível!
Em 05 de setembro, diversas atividades do Setembro Roxo foram realizadas! A primeira delas foi em Serra, no Espírito Santo. O Dia de Conscientização da Fibrose Cística reuniu mais de 70 pessoas no Hospital Estadual Dório Silva. Veja aqui as fotos do evento!
Também teve atividade em Belém do Pará! As atividades de divulgação da Fibrose Cística e roda de conversa aconteceram no Hospital Universitário João Barros Barreto e contou com o apoio da Associação Paraense Assistencial à Fibrose Cística (ASPA-FC). Confira as fotos!
Ainda no dia 05 de setembro, também foi realizado o 2º Encontro Multidisciplinar para Conscientização da Fibrose Cística, em Florianópolis. Uma das organizadoras do evento, Camila Isabel Santos faz parte do Programa Brincando de Respirar e afirmou que a atividade foi extremamente gratificante.
“Conseguimos reunir um bom número de pessoas no evento e a ideia é que o encontro seja cada ano maior e melhor. Realizamos diversas oficinas, além das palestras, e foi ótimo participar da campanha e ajudar na divulgação da Fibrose Cística”, afirmou Camila. Veja as fotos da atividade aqui!
Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, finalizou as atividades do Setembro Roxo no dia 05 de setembro. Atividades de divulgação da Fibrose Cística foram realizadas no Hospital de Clínicas (HCPA) e também Hospital São Lucas da PUC e foi realizado pela Associação Gaúcha de Assistência à Mucoviscidose (AGAM). Veja as fotos da ação em nosso Facebook!
Você confere a lista com todos os eventos confirmados do Mês da Fibrose Cística clicando aqui. Participe e ajude a tornar a doença mais conhecida na sua região e em todo o país!
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco