Exercício físico é a chave para o fortalecimento dos pulmões das pessoas com Fibrose Cística

Instituto Unidos pela Vida - 03/02/2015 10:01

keywestbrianNos últimos anos, novos medicamentos e tecnologias têm ajudado a melhorar a vida dos pacientes com Fibrose Cística (FC). Mas, um dos últimos avanços mostra que cada vez mais os médicos estão incentivando a prática do exercício físico.

Sabemos que muitos órgãos são afetados pela Fibrose Cística, mas geralmente os pulmões os apresentam os maiores problemas pela secreção acumulada, causando dificuldades respiratórias e aumento das chances de infecção. E é exatamente esse aumento de muco nos pulmões que o exercício físico tem como alvo!

“De uns tempos para cá há um crescente reconhecimento de que o exercício físico – praticamente qualquer forma de exercício, mas especialmente o cardiovascular – está ajudando a limpar os pulmões”, disse o Dr. Matthias Salathe, diretor do Centro de Fibrose Cística (Cystic Fibrosis Center) e chefe da Divisão de Pneumologia, Alergia, Cuidados Intensivos e Medicina do Sono da Universidade Miller School of Medicine, em Miami.

De acordo com o Dr. Matthias, os movimentos e as vibrações envolvidas no exercício ajudam a dissolver e soltar o muco acumulado nos pulmões, tornando também a respiração mais profunda. O fortalecimento muscular também é recomendado, já que ajuda a desenvolver um sistema imunológico mais forte.

Não foram realizados estudos de longo prazo com a utilização de controle de dados, os quais determinariam como o exercício físico melhora a vida de pacientes com FC, comenta Matthias. Mas os estudos que têm sido feitos, ele comenta, concordam com a crescente evidência da comunidade de Fibrose Cística e seus profissionais da área da saúde de que o exercício físico ajuda muito na melhora de pessoas com Fibrose Cística.

Michele Diaz, enfermeira clínica chefe no Hospital Memorial Regional e que já trabalhou com pacientes com FC por quase 20 anos, concorda a respeito da importância da prática física. Em sua experiência, ela disse, os pacientes que se exercitam “parecem ter uma melhor qualidade de vida e viver muito mais tempo em relação a determinados indivíduos que não se exercitam.”

O exercício ajuda a manter a massa óssea, que as pessoas com FC perdem com mais facilidade, e também ajuda a controlar a diabetes, o que muitas vezes se desenvolve nas pessoas com FC.

exercício físico fibrose císticaBrian Callanan acredita muito no incentivo da prática do exercício físico em pessoas com FC (na verdade, em 2003, ele fundou uma organização sem fins lucrativos para ajudar crianças e adultos que vivem com o auxílio doença, estimulando também um estilo de vida ativo). Mas para Brian, que tem FC, o exercício não é apenas uma “forma de evitar ficar doente.” É também uma forma de motivação e satisfação.

O paradigma da FC tem sido sempre “a criança pobre e doente que tem uma sentença de morte e não pode viver uma vida longa e completa”, disse ele. “Esperamos mudar isso na FC como uma razão para permanecer ativo. Ter isso como uma força motriz!”.

Para Brian, tudo diz respeito à construção de amizades e encontro de apoio – algo que é particularmente importante para os pacientes com FC, que não podem interagir com outros pacientes com FC por medo da contaminação cruzada.

Esqui, caminhadas e ciclismo têm ajudado demais, segundo ele, mas foram as amizades que ele desenvolveu fazendo as atividades que ajudaram “a lidar com uma série de desafios sociais e psicológicos que vêm junto com uma doença bastante exigente e complicada.”

Texto original: aqui 

Traduzido por Leandro de Oliveira Martins: graduado em Recursos Humanos pela Faculdade Tecnológica OPET – Curitiba, atua como voluntário no Hospital Cajuru no acompanhamento solidário de pacientes e é voluntário de Relações Internacionais no Instituto Unidos pela Vida, também colaborando com a tradução de textos técnicos para publicação em nosso site.

Nota importante: as informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco