Fibrose Cística: Cuidados importantes para o verão!

Instituto Unidos pela Vida - 21/12/2015 05:05

cuidados para o verão Ahhh, o verão! Não tem melhor estação no ano para curtir uma praia ou piscina.
Porém, quem tem Fibrose Cística deve tomar alguns cuidados durante a estação.
Confira as nossas dicas para aproveitar as férias da melhor maneira possível!
Medicamentos
Alguns medicamentos são sensíveis a certas temperaturas. Para que eles não estraguem, preste atenção nas recomendações trazidas na embalagem e evite mantê-los perto da luz, calor ou frio (ex: janelas, carros, etc). Certifique-se de armazenar adequadamente os medicamentos que necessitam de refrigeração. E lembre-se que as enzimas devem sempre ser mantidas em temperatura ambiente, em torno de 15 a 30ºC.
 
 Nutrição
Via de regra, os pacientes com Fibrose Cística (FC) perdem mais sal do que a maioria das pessoas através do suor, o que pode ocasionar uma desidratação. Para evitar problemas, beba água, sucos, isotônicos e consuma lanches salgados que ajudam a repor o sal perdido. Consulte um nutricionista ou médico antes de adicionar sal à alimentação ou usar suplementos, ok?!
Desidratação
A desidratação pode ocorrer de forma muito rápida, especialmente no calor e com o tempo úmido. Não espere até sentir sede para beber algo – sempre mantenha a ingestão de líquidos. Para ajudar a evitar a desidratação, evite a ingestão de cafeína e bebidas alcoólicas, já que são consideradas diuréticas e causam o aumento da perda de líquido.
Atividade Física
O verão é um ótimo período para se exercitar ao ar livre. Durante exercícios aeróbicos, é recomendado que pessoas com FC bebam em torno de 300ml de líquido a cada 20 / 30 minutos. Bebidas esportivas, como isotônicos, também são uma ótima opção. Incentive todos a tomar líquidos durante os exercícios. A ingestão é ainda mais importante para as crianças, que são mais suscetíveis à desidratação.
Bebês
Bebês desidratam mais rapidamente do que crianças, adolescentes ou adultos com FC. Mantenha seu bebê bem hidratado e com roupas frescas. Converse com um médico para informações a respeito de suplementos e nutrição para bebês durante o verão.
Alergias
Pessoas com FC podem ter alergias dependendo do ambiente, assim como aqueles que não possuem FC. As alergias podem causar ou piorar problemas respiratórios, como espirros, congestões e dificuldade para respirar. Consulte um médico para informações sobre anti-histamínicos e descongestionantes para tratamento de alergias.
Poluição
A poluição pode ser encontrada na maioria das áreas metropolitanas. Seus componentes geralmente incluem dióxido de enxofre, dióxido de nitrogênio, monóxido de carbono e outros poluentes, e é considerada nociva à saúde. Indivíduos com FC possuem uma maior tendência a ter problemas respiratórios causados pela poluição. Nos dias em que você sentir que a poluição está muito intensa, evite atividades cansativas e permaneça em ambientes fechados sempre que possível.
 
Texto original, aqui.
Traduzido por Leandro de Oliveira Martins: Graduado em Recursos Humanos pela Faculdade Tecnológica OPET – Curitiba, professor de Inglês na Global Language School, atua como voluntário no Hospital Cajuru no acompanhamento solidário de pacientes e é voluntário de Relações Internacionais no Instituto Unidos pela Vida, também colaborando com a tradução de textos técnicos para publicação em nosso site.
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.
 

Fale conosco