O que é gastrostomia? | Perguntas e Respostas sobre a Fibrose Cística

Comunicação IUPV - 04/03/2022 07:31

Seguir uma alimentação equilibrada é um fator importante para se manter saudável, afinal, nutrição e saúde caminham lado a lado. No cenário da fibrose cística, em alguns casos, para que a pessoa com a doença alcance um estado nutricional adequado, indica-se a realização da gastrostomia. 

Esse é um tema que sempre gera muitas dúvidas e para esclarecê-las o time do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística conversou com a Dra. Mônica Müller Taulois, gastropediatra da equipe multidisciplinar do ambulatório de adultos com fibrose cística da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

O que é?

A gastrostomia é um procedimento realizado para a inserção de um bóton entre o estômago e a pele da pessoa que recebeu a indicação. Ela pode ser realizada cirurgicamente ou por meio de endoscopia. Na maioria dos casos, opta-se pela segunda opção, como explica a Dra. Mônica.

“É um procedimento muito simples. A pessoa fica anestesiada, faz, acorda e no outro dia pode ir embora. O bóton é bem pequeno e discreto, e após a sua inserção, a pessoa pode comer o que ela quiser e conseguir. O que ela não consegue e é necessário para que ela fique bem nutrida, é passado pela gastrostomia. Esse processo pode acontecer durante duas ou três horas, no período noturno, durante o dia ou até mesmo durante o sono de uma criança. Por meio dele é possível passar dietas líquidas, hipercalóricas e hiperproteicas, fazendo com que a pessoa ingira a quantidade necessária de calorias para evitar ou reverter um processo de desnutrição.”

Quando é indicada?

A gastrostomia é recomendada para pessoas com fibrose cística que não conseguem comer a quantidade necessária de alimentos no dia a dia ou que têm dificuldade em aceitar a ingestão de toda a dieta indicada. De acordo com a Dra. Mônica, nessa situação, seguir com a terapia de reposição de enzimas pancreáticas é imprescindível, mesmo com o uso da gastrostomia. 

“Para suprir suas necessidades calóricas, muitas crianças e adultos com fibrose cística precisam comer uma quantidade muito maior de alimentos do que o habitual, e quando isso não acontece, o resultado é a desnutrição. Em muitos casos, na tentativa de resolver esse problema, as dietas hipercalóricas são indicadas e as pessoas precisam comer ainda mais durante o dia, o que muitas vezes pode acabar se tornando uma situação desagradável. Elas ficam enjoadas e sem vontade de comer, situação grave que pode e deve ser evitada com a ajuda da gastrostomia.”

Como fazer a administração?

Muitas pessoas com fibrose cística e familiares, quando recebem a indicação para a gastrostomia, ficam com receio e medo de não saber lidar da forma adequada com o procedimento no dia a dia. Porém, de acordo com a Dra. Mônica, não é preciso ser um especialista  para realizar essa administração.

“A utilização diária da gastrostomia é completamente treinável. O pai, a mãe e os familiares podem fazer perfeitamente. Sabemos que algumas pessoas vão sentir um desconforto e que complicações relacionadas ao procedimento podem acontecer, mas quando tudo dá certo, a gastrostomia é transformadora na vida das famílias. Mas é importante lembrar que  a dieta deve ser definida pelo gastroenterologista e nutricionista, pois existem diversas opções e é preciso avaliar o que é mais indicado para cada pessoa.”

Caso siga com dúvidas sobre o tema, entre em contato e converse com a equipe de profissionais que realiza o seu acompanhamento ou o acompanhamento do seu familiar com fibrose cística no Centro de Referência. E caso tenha sugestões de temas que gostaria de ver no site do Unidos pela Vida, entre em contato conosco pelo e-mail contato@unidospelavida.org.br ou telefone (41) 99636-9493.

Por Kamila Vintureli

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco