Como posso incorporar hábitos saudáveis para uma rotina de tratamento?

Comunicação IUPV - 20/05/2020 07:50

Por Sheyla Haun, Fisioterapeuta Centro de Referência de Fibrose Cística do Hospital Especializado Octávio Mangabeira e membro do Grupo Brasileiro de Estudos em Fibrose Cística (GBEFC)

Desde que o diagnóstico da Fibrose Cística acontece, a equipe começa a conversar sobre a necessidade de fazer a fisioterapia respiratória todos os dias, às vezes até duas vezes ao dia, de fazer nebulizações, de se alimentar bem, de tomar medicamentos ao longo do dia! Aí vem uma quantidade sem fim de perguntas na cabeça. Entre elas: será que precisa mesmo fazer todo dia? Eu estou tão bem! Será que eu não vou precisar só quando estiver exacerbado?

Existem muitas ocasiões da vida, entre elas saber que se tem Fibrose Cística, em que  fica estabelecida a necessidade de mudar certos hábitos e definir alguns novos para que os objetivos de melhora do estado geral e de qualidade de vida aconteçam. Mas mudanças nem sempre são muito fáceis e tangíveis como são no discurso. A questão é colocar essas mudanças em prática e, principalmente, modificar rotinas diárias. Afinal, não serão apenas exercícios de fisioterapia respiratória, serão nebulizações diárias, medicações orais, exercícios físicos, além das atividades de vida diária que pertencem a todas as pessoas.

Por definição hábito significa: *ação que se repete com frequência e regularidade; *comportamento que alguém aprende e repete freqüentemente; *prática repetida que se torna conhecimento ou experiência. (Fonte: Dicionário online de Português)

Então quanto mais rápido você entender as novas rotinas do seu tratamento e a importância de cada uma delas, mais fácil será incorporar os novos hábitos à sua vida com o diagnóstico da Fibrose Cística. O educador Zdravko Cvijetic publicou um artigo em 2017 com dicas de como incorporar hábitos para montar uma boa rotina e algumas delas podemos adaptar à vida do paciente fibrocístico para que o tratamento aconteça de forma prática e eficiente. São ações comuns, mas que quando reunidas e, principalmente, praticadas, são extremamente eficazes para a construção de uma rotina objetiva. Aqui vão algumas delas: 

Acorde cedo: Claro que não há necessidade de acordar com o dia ainda escuro, mas estabelecer um horário confortável para acordar todos os dias e poder ter calma na realização das tarefas faz toda a diferença. Para aqueles que têm muita dificuldade em acordar cedo a estratégia é ir colocando o despertador 15 minutos mais cedo a cada dia. Comece despertando às 8:00, por exemplo, no dia seguinte 07:45 e assim até encontrar um horário confortável.

Hidrate-se: Durante o sono o corpo normalmente permanece sem hidratação, poucas são as pessoas que acordam durante a noite para beber água. Esta servirá não apenas para hidratar, mas também para iniciar o metabolismo.

Organize-se: Deixe organizadas as medicações e materiais que serão necessários para o tratamento. Nebulizadores, dispositivos de higiene brônquica, o local onde será realizado. Quando tudo está ordenado e arrumado realizar fica muito mais fácil.

Alongue-se: O alongamento trás inúmeros benefícios, além de “despertar” a musculatura para as atividades do dia aumenta a flexibilidade, alivia tensões, relaxa o corpo e a mente e ajuda a colocar o pensamento no lugar, melhora a postura e ativa a circulação sanguínea.

Dedique-se a prática de uma atividade física: Encontre um exercício que você goste e que realize com prazer. Vale fazer aulas experimentais até encontrar algum que se ajuste ao gosto e disponibilidade de tempo. Sabe-se atualmente que realizar uma atividade física regular faz parte do tratamento dos pacientes fibrocísticos.

Alimente-se com qualidade e regularidade: Respeitar a dieta hipercalórica que o profissional de nutrição prescreve é fundamental para manter o corpo disposto e com energia para realizar as atividade propostas.

Tenha um livro/diário: Escrever é uma excelente forma de organizar as ações e os pensamentos. Ter a rotina escrita e organizada só vai ajudar a manter e tornar esses novos hábitos incorporados. Escrever sobre os sentimentos também pode ser uma boa estratégia para colocar pra fora as angústias e anseios que porventura possam ocorrer. Escrever em livre demanda, o que vier na cabeça… Experimente!!

Procure realizar as nebulizações e exercícios associados a algum prazer: Muitas vezes a rotina de fisioterapia e nebulizações podem se tornar maçantes e entediantes. Nada impede de serem realizados em associação à uma atividade divertida e interessante. Assistir a uma série, um filme, tocar guitarra ou violão, desenhar. Vale tudo pra tornar esse momento mais divertido.

Estabeleça um objetivo: Cvijetic defende que, “se você sabe o que deseja atingir, você é capaz de concentrar sua atenção nessa direção”. “Objetivos são iguais lentes de câmeras. Se você ajusta a lente para o foco correto, você conseguirá tirar uma boa foto. Se o foco estiver errado, a foto sairá embaçada, distorcida”. Você estabelece um ou mais objetivos e traça estratégias para alcançá-los. Foque neles e busque soluções.

Lembre do seu lazer: Incluir as nebulizações e exercícios de fisioterapia respiratória, dieta, medicamentos na rotina é fundamental para a manutenção da qualidade de vida das pessoas com Fibrose Cística. Todas essas ações conferirão ao paciente condições para viver e realizar suas atividades da melhor maneira possível. Mas lembre-se de reservar um tempo para o lazer, o “dolce far niente”, estar com os amigos e família, jogar conversa fora, ver um pôr do sol, ler um livro, fazer artesanato. Isso tudo faz bem para a mente e ajuda a manter sua rotina mais fácil e leve.

Ter o diagnóstico de uma doença genética nunca é fácil, nem quando os pais recebem, nem quando a notícia vem para um adulto. Mas entender do que se trata, saber a fisiopatologia da Fibrose Cística, absorver as informações e a necessidade do tratamento deixa tudo mais fácil. Afinal a gente tem medo do que é desconhecido, depois que encaramos e sabemos o que é o medo passa e fazer as coisas que precisam ser feitas fica muito mais tranquilo e leve.

Referência:  https://epocanegocios.globo.com/Inspiracao/Vida/noticia/2017/11/20-habitos-simples-para-cultivar-logo-de-manha-e-criar-rotina-perfeita.html 

https://gauchazh.clicrbs.com.br/donna/fitness/noticia/2018/10/veja-20-habitos-simples-para-voce-adotar-no-dia-a-dia-e-melhorar-sua-qualidade-de-vida-cjpimgeqn0005t0cne72bqbah.html

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco