A importância dos exercícios físicos para quem tem Fibrose Cística

Instituto Unidos pela Vida - 20/01/2015 12:27

beneficios-dos-exerciciosExercícios físicos e nutrição andam de mãos dadas e exercem um importante papel para manter um estilo de vida saudável. Inúmeras pessoas com Fibrose Cística praticam esportes, e motivos para isso não faltam: ajuda na melhora da função pulmonar, auxiliar na desobstrução das vias aéreas, aumenta o ganho de força e resistência, previne a perda de massa óssea, entre outros.

Atividades aeróbicas, algumas vezes chamadas de exercícios cardiovasculares, são atividades que fazem o coração bater mais rápido e forte, além de tornar o coração e pulmões mais resistentes. Atividades que envolvam pesos ou resistência também tonificam os músculos e fortalecem os ossos. Tanto atividades aeróbicas quanto atividades que envolvam treino de resistência são importantes para ajudar a manter uma boa saúde.

Equilibrando a balança

Embora o exercício físico tenha diversos efeitos positivos, é essencial que você monitore a sua alimentação para evitar a potencial perda de peso devido à queima de calorias que a atividade proporciona. Abaixo você confere dicas para suprir suas necessidades calóricas diárias, mesmo quando praticando exercícios físicos:

  • Coma mais durante o dia, aumentando a quantidade das porções nos dias em que o exercício for planejado. Se a atividade não era planejada, você deve comer mais após o exercício.
  •  Unir os exercícios com lanches altamente calóricos, como mix de frutas secas, muffins, creme de amendoim, sanduíches, nozes, biscoitos, queijo, leite integral, iogurte, entre outros. * Mantenha os lanches na sua mochila de academia, armário ou até mesmo no carro para poder usufruí-los antes e depois dos exercícios.
  • Mantenha-se bem hidratado. Beba líquidos antes, durante e após o exercício. Durante o exercício, certifique-se de tomar bebidas esportivas que contêm água e sal. Evite café, chá e refrigerante.
  • Coma alimentos salgados antes, durante e após o exercício para evitar a desidratação, especialmente no tempo quente. Os exemplos são: pães, arroz, batata e torradas.

Determinadas atividades podem fazer com que o corpo perca mais energia, por isso é importante estar ciente de quantas calorias podem ser queimadas durante um treino para certificar-se de que essas calorias serão substituídas. Abaixo está um gráfico, que fornece uma estimativa de quantas calorias podem ser queimadas durante diversas atividades. Lembre-se que a quantidade real de energia queimada vai variar, dependendo do tamanho do corpo, tempo e intensidade do exercício.

queima de calorias

Recomenda-se a consulta com um médico antes de iniciar qualquer rotina de exercícios físicos.

Texto original aqui.

Traduzido por Leandro de Oliveira Martins: Graduado em Recursos Humanos pela Faculdade Tecnológica OPET – Curitiba, professor de Inglês na Global Language School, atua como voluntário no Hospital Cajuru no acompanhamento solidário de pacientes e é voluntário de Relações Internacionais no Instituto Unidos pela Vida, também colaborando com a tradução de textos técnicos para publicação em nosso site.
Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco