Ministério da Saúde reforça o combate à tuberculose nos estados de maior incidência da doença

Comunicação IUPV - 24/03/2024 07:36

No Brasil, a tuberculose leva à morte 4,7 mil pessoas todos os anos.

O Ministério da Saúde (MS) está determinado a reduzir o número de brasileiros com tuberculose no país e a evitar o seu avanço, especialmente, sobre as populações mais vulneráveis, onde a desinformação tem contribuído para o aumento de casos, o agravamento da doença, e, em consequência, para a elevação do número de mortes. A despeito de ser uma doença que tem como prevenir, tratar e até mesmo curar, ainda mata perto de 4,7 mil pessoas todos os anos no Brasil.

Na quinta-feira (21/03), o MS lançou a campanha publicitária, “Tuberculose: Não Deixe Ela Te Parar”, cujo objetivo é conscientizar, mobilizar e orientar a população sobre a tuberculose, principalmente, quanto às formas de prevenção, transmissão, sintomas, diagnósticos e de tratamentos eficazes, bem sobre a importância do acolhimento por parte das famílias, da sociedade e do Sistema Único de Saúde (SUS). A propósito, o SUS tem uma longa trajetória no acompanhamento desses casos, estando preparado para lidar com a tuberculose desde o teste e diagnóstico até o tratamento e a cura.

“Tuberculose: Não Deixe Ela Te Parar” é um conceito que possibilita ao Ministério estabelecer uma conexão imediata com a população, principalmente, junto a homens e mulheres que trabalham duro para pagar as contas no final do mês. Dentre eles, a grande maioria não se dá o direito de adoecer, porque acredita que parar significa por em risco o próprio sustento.

Atentas a todas essas preocupações, as peças da campanha são pedagógicas e assertivas ao fazer um alerta, e ao mesmo tempo, um chamamento para que as pessoas não subestimem a doença e procurem os serviços de saúde para se tratarem. Não permitir que a tuberculose pare a sua vida é o principal apelo e a mensagem central para os brasileiros. Portanto, a criação e a produção de cada peça respondem à necessidade de urgência em levar conhecimento, educação e informação para ajudar, sobretudo, os segmentos da população mais expostos à doença.

Para chegar às populações mais vulneráveis e a localidades com maior incidência de tuberculose, a estratégia criada pela agência de publicidade DeBrito terá uma abrangência regional, com veiculação nos estados do Amazonas, Pará, Roraima, Rio de Janeiro e Pernambuco. Os meios escolhidos foram a Internet; Mídia Exterior; a TV aberta e o Rádio.

Como forma de potencializar os resultados, tendo em vista a ampliação do combate à evolução da doença no país, a campanha é destinada à população em geral, especialmente, aos homens, bem como às classes C, D, E, sobretudo, jovens e adultos de 15 a 35 anos, com baixa escolaridade. Também são alvo desta ação de comunicação do MS, os profissionais de saúde, com destaque para os profissionais de enfermagem.

Ao todo, serão 21 dias de campanha, de 21/03 a 10/04, com a máxima exposição nestes cinco estados. Sem dúvida, trata-se de ação de divulgação regional que terá grande impacto na vida das pessoas, com forte amplificação nas rodas de conversas, nas redes sociais, grupos de Whatsapp e, inclusive, em veículos da imprensa regional e nacional.

Brasil livre da tuberculose

A Campanha, “Tuberculose: Não Deixe Ela Te Parar” não por ocaso, estará no ar por ocasião do Dia Mundial de Combate à Tuberculose (24/03). A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1982. Você confere o filme completo aqui.

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões e, ainda hoje, é um dos principais problemas de saúde pública no mundo inteiro. As informações da OMS dão conta de que “um terço da população mundial está infectada pelo Mycobacterium tuberculosis e em risco de desenvolver a doença. Há cerca de 8,8 milhões de doentes e 1,1 milhões de mortes por ano no mundo”.

Ao todo, 22 países são responsáveis por 82% dos casos de tuberculose do planeta, e o Brasil ocupa o 17º lugar nesse doloroso ranking, com 4,7 mil mortes todos os anos. Segundo o MS, dentre os fatores que mais corroboram para a disseminação estão “à pobreza, a má distribuição de renda e a desnutrição, além de condições sanitárias inadequadas e a alta densidade populacional”.

O Brasil livre da tuberculose é o principal resultado buscado pelo MS, e para isso, os objetivos das ações de enfrentamento à doença visam reduzir o coeficiente de incidência para menos de 10 casos por 100 mil habitantes até 2035. Neste sentido, a meta é reduzir o coeficiente de mortalidade por tuberculose para menos de um óbito por 100 mil habitantes até 2035.

Todos esses indicadores dialogam com os chamados Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), criado pelas Nações Unidas no âmbito da Agenda 2030 e com o “Plano Brasil livre da tuberculose” (2017), por meio do qual, o país assumiu o compromisso de acabar com esse problema de saúde pública até 2035. A elaboração do Plano contou com a ampla participação de gestores estaduais e municipais, academia e sociedade civil.

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação.

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco