Estação Higienópolis-Mackenzie recebe exposição sobre o Setembro Roxo 2021

Comunicação IUPV - 02/09/2021 17:16

Durante todo o mês de setembro de 2021, a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de São Paulo/SP, em parceria com o Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, leva para a Estação Higienópolis-Mackenzie uma exposição sobre o Setembro Roxo – Mês Nacional de Conscientização sobre a Fibrose Cística

O objetivo da exposição é levar mais informações sobre a campanha e sobre a fibrose cística para a população, salientando a importância do diagnóstico precoce para que a pessoa diagnosticada tenha acesso ao tratamento adequado de maneira mais rápida.

O tema da campanha deste ano é a importância de respirar. ​​“Enfrentamos uma pandemia e o principal aprendizado foi e ainda é: como é bom respirar”, afirma explica Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira, diagnosticada com fibrose cística aos 23 anos, fundadora e diretora executiva do Instituto Unidos pela Vida. “Poder respirar sem máscaras de proteção, respirar sem a ajuda de aparelhos, respirar bem sem as sequelas e sintomas da covid-19, respirar fundo depois de passar por adversidades ou até pensar na respiração como uma pausa, um momento de reequilíbrio. Percebemos que hoje as pessoas dão mais importância ao ato de respirar e, por isso, podem entender melhor a vida de quem tem fibrose cística”.

“Ações como essa, oferecidas pela ViaQuatro aos passageiros, atendem à proposta da concessionária, que busca proporcionar ao seu público informações que possam colaborar com sua qualidade de vida, indo além de fornecer um transporte seguro”, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro.

Sobre a campanha e a fibrose cística 

Promovido anualmente pelo Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística em parceria com voluntários, associações e assistência e apoiadores em todo o Brasil, o Setembro Roxo traz como tema em 2021 a importância de respirar, com o mote “Respira fundo, pela frente tem muito mundo”. Saiba mais em www.unidospelavida.org.br/setembroroxo2021.

A fibrose cística é uma doença genética ainda sem cura, que causa sintomas como tosse crônica, pneumonia de repetição, suor mais salgado que o normal, diarreia e dificuldade para ganhar peso e estatura. A triagem começa no teste do pezinho e a confirmação do diagnóstico pode ser feita por meio do teste do suor ou exames genéticos. Clique aqui para entender mais sobre a fibrose cística.

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco