Guia para pais iniciarem as crianças na terapia inalatória – ajudando as crianças a se acostumarem com a nebulização

Comunicação IUPV - 13/04/2020 13:30

Muitas crianças diagnosticadas com Fibrose Cística (FC) precisam fazer nebulização diária, e para isso elas precisam de um nebulizador que deve ser de uso pessoal e intransferível. Às vezes, as crianças podem levar algum tempo para se acostumarem a usar a máscara e realizar a nebulização e se o seu filho estiver com dificuldades, as etapas a seguir podem ajudá-lo com isso.

ETAPA 1: Brinque com a máscara em uma boneca, brinquedo ou nos próprios pais. Depois de usar a máscara em uma brincadeira, você pode colocar no rosto do seu filho.

ETAPA 2: Olhem o nebulizador juntos e mostre as peças com cuidado à criança. Ligue o nebulizador e mostre ao seu filho o barulhinho do motor por cerca de cinco minutos. Utilizando esse recurso de brincadeira você fará com que a criança se acostume com o som. Atenção: Não coloque nenhum medicamento nesta fase.

ETAPA 3: Escolha um DVD, um filme ou série de televisão para assistir e “nebulizar” uma boneca, ursinho ou brinquedo favorito. 

ETAPA 4: Usando o mesmo DVD, monte o nebulizador e brinque com a máscara no rosto do seu filho. Comece com 10 segundos e vá aumentando o tempo aos poucos. Dê algumas recompensas e incentivos, como adesivos. 

ETAPA 5: Repita a etapa 04, mas use solução de soro fisiológico a 0,9% no nebulizador. Marque o tempo e veja se seu filho consegue gerenciar 30 segundos, por 3 a 4 vezes seguidas. Se assim for, passe para a próxima etapa.

ETAPA 6: Se você teve sucesso nas etapas anteriores seu filho deve estar pronto para tomar o medicamento nebulizado. Continue dando muito incentivo e elogios. É interessante começar a preparação para a nebulização com uma antecedência de uns 5 minutos antes do horário escolhido. Use o mesmo filme favorito e não se preocupe se não der tempo de assistir todo, você pode interromper e continuar do ponto onde parou na próxima nebulização.

Lembre-se, queremos que você e seu filho se sintam o mais confortável e relaxados possível para que o processo possa funcionar muito bem. Se seu filho ainda é um bebê, peça apoio e orientação ao fisioterapeuta da equipe multidisciplinar que te acompanha.

E se as coisas não funcionarem tão bem…

Se a qualquer momento durante os estágios seu filho ficar angustiado, remova o nebulizador sem falar nada. Apenas vá com calma e diga “tudo bem, tentaremos novamente da próxima vez”. Nessas situações, voltar uma etapa pode ser uma boa estratégia.

Dicas valiosas para uma melhor adesão

O  melhor horário para fazer a nebulização

É importante seguir a orientação do seu médico em relação ao horário das medicações inaladas, mas algumas dicas podem ser valiosas para otimizar a realização da terapia inalatória. Pense em quando você pode encaixar melhor a nebulização em sua rotina diária. Tente escolher um horário em que você não será interrompido e geralmente relaxe sem pressão do tempo.

Converse com seu filho

Se seu filho já tem idade suficiente ele deverá ser instruído verbalmente. Avise que o médico pediu para tomar um medicamento para ajudar com a tosse, que é uma névoa especial que precisará ser respirada e que deverá ser feita com tranquilidade e diariamente, assim como escovar os dentes ou pentear o cabelo.

Recompensas

Com crianças mais novas, pode ser realmente útil já deixar preparado pequenas compensações, como um adesivo. Muitos pacientes, independente de idade, gostam de ter um recipiente especial usado apenas para colocar as recompensas ganhas com a cooperação com a nebulização. Você pode ir enchendo com pequenas delícias, como chocolates, adesivos e brinquedos.

Outra alternativa pode ser privilégios instantâneos, como por exemplo, assistir um programa da TV que queira muito ou ler um livro com um adulto. As crianças mais velhas podem gostar de negociar uma recompensa planejada como ficar um pouco mais de tempo brincando. Mas é extremamente importante que os pais entendam que à medida que a criança for amadurecendo ela passará a compreender que a nebulização faz parte do processo de tratamento para a Fibrose Cística e deve ser feita pelo seu bem estar e manutenção de uma qualidade de vida adequada.

Manter a calma

Manter-se calmo ajudará seu filho a aprender o mais rápido possível a se acostumar a usar o nebulizador. Mesmo que por dentro você esteja um pouco nervoso, pois lidar com a rotina de nebulizações diárias pode ser bastante complicado por várias razões, tente agir com calma. Pense nos seus movimentos, no tom de voz e no que você está dizendo.

Prepare-se!

Reserve um tempo para se acostumar com o equipamento, manuseá-lo com cuidado e segurança e conhecer a função de cada componente do aparelho. Certifique-se de ter tudo pronto antes de começar, permita que seu filho observe você preparando a nebulização e se ele tiver compreensão, avise-o.

Se apesar de seguir as etapas propostas você sentir dificuldades, procure o serviço de referência do qual faz parte para que os profissionais possam te ajudar.

Referência:

Livre tradução do Anexo 6 do Clinical Guidelines: Care of Children with Cystic Fibrosis Royal Brompton Hospital 2020 realizada por Sheyla Haun, Fisioterapeuta do Centro de Referência de Fibrose Cística do Hospital Especializado Octávio Mangabeira e membro do Grupo Brasileiro de Estudos em Fibrose Cística (GBEFC).

Foto: Designed by prostooleh / Freepik

Nota importante:As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco