Participe da consulta pública do PCDT de Fibrose Cística até 28 de fevereiro

Comunicação IUPV - 09/02/2024 09:36

A consulta pública do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) de Fibrose Cística já está aberta para receber a sua contribuição até o dia 28 de fevereiro de 2024. Para participar, basta clicar aqui e deixar a sua contribuição na consulta pública nº 03 referente ao documento.

O novo texto contempla a incorporação de quatro tecnologias para tratamento das pessoas com fibrose cística no Sistema Único de Saúde (SUS): o teste de elastase pancreática fecal, a ampliação de uso da ventilação não invasiva (VNI), a incorporação do colistimetato sódico e a incorporação do dispositivo individual de pressão expiratória positiva do tipo máscara /pressão expiratória nas vias aérea para a fisioterapia.

Além disso, a nova atualização do PCDT de Fibrose Cística também contém a incorporação no SUS do modulador elexacaftor/tezacaftor/ivacaftor (Trikafta®) para o tratamento de pacientes acima de 6 anos com pelo menos uma mutação F508del no gene CFTR.

Parecer inicial da Conitec

A recomendação preliminar da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) foi favorável à atualização do PCDT de Fibrose Cística. Mas lembre-se: antes de contribuir, clique aqui e confira a proposta de atualização. 

Como participar?

Antes de mais nada, é importante que você leia clicando aqui o relatório do PCDT disponibilizado pela Conitec. Sugerimos também, caso queira se aprofundar na discussão que levou à recomendação inicial favorável do novo texto, que assista ao vídeo da reunião clicando aqui.

Para acessar a consulta pública, você deverá estar logado no Gov.Br. Depois de logado, clicando aqui, você acessa a página da consulta pública nº 03 no site da Conitec e clica em “Formulário PCDT” para deixar a sua contribuição.

As primeiras nove perguntas são de dados sociodemográficos. Na décima pergunta você deverá responder “O que você achou desta proposta apresentada pela Conitec?”. Na pergunta seguinte, você deverá comentar sua opinião, com uma resposta de até 2.000 caracteres.

Ao final do documento, há um espaço para que você envie até dois documentos anexados, caso você não consiga dar a sua contribuição com 2.000 caracteres na pergunta anterior.

Quem pode participar?

Toda a comunidade pode participar! Pessoas diagnosticadas com fibrose cística, familiares, associações de assistência, profissionais da saúde e sociedades médicas. É importante que todos façam a leitura da proposta de atualização e contribuam na consulta pública.

Qual é a relação da atualização do PCDT com a incorporação do Trikafta®

A partir da publicação da decisão de incorporar o Trikafta® no D.O.U, que aconteceu em 05/09/2023, as áreas técnicas têm o prazo máximo de 180 dias para efetivar a oferta do medicamento no SUS. Dentro desse período, várias etapas devem ser cumpridas, e uma delas é atualizar o PCDT de fibrose cística, com detalhes de indicação e critérios de utilização do novo medicamento incorporado.

Dentre outros tratamentos, a atualização do documento que está em avaliação na consulta pública nº 03 da Conitec contém a incorporação no SUS do modulador Trikafta® para o tratamento de pacientes acima de 6 anos com pelo menos uma mutação F508del no gene CFTR. Por isso a sua participação é tão importante! Mas lembre-se: antes de contribuir, clique aqui e confira com detalhes a proposta de atualização.

Tem dúvidas sobre como contribuir? 

Entre em contato com o Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística pelo telefone (41) 99636-9493 ou pelo e-mail contato@unidospelavida.org.br. Vamos ajudar com os seus questionamentos e auxiliar da melhor maneira possível. Contamos com a sua participação!

Por Kamila Vintureli

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação.

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco