Participe da consulta pública nº 76 do PCDT da insuficiência pancreática exócrina até 20 de outubro
Comunicação IUPV - 08/10/2025 11:29
A consulta pública para atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da insuficiência pancreática exócrina já está aberta para receber a sua contribuição até o dia 20 de outubro de 2025. Para participar, basta clicar aqui e deixar a sua contribuição na consulta pública nº 76 referente ao documento.
De acordo com o relatório preliminar divulgado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) e disponível aqui, o novo texto propõe a ampliação do tratamento de reposição enzimática para pacientes com insuficiência pancreática exócrina sem esteatorreia, bem como a possibilidade do aumento de dose até 80.000 UI da pancreatina e a incorporação do teste de elastase-1 fecal para o diagnóstico de insuficiência pancreática exócrina e da ultrassonografia endoscópica para pacientes com suspeita de pancreatite crônica.
Durante a 144ª Reunião Ordinária da Conitec, realizada em 05 de setembro, os membros do Comitê de PCDT indicaram o encaminhamento do documento à consulta pública com recomendação preliminar favorável à atualização do PCDT da insuficiência pancreática exócrina. É possível acessar o relatório preliminar da Conitec com todas essas informações em detalhes clicando aqui.
Sobre a insuficiência pancreática exócrina
A insuficiência pancreática exócrina acontece quando o pâncreas não consegue produzir as enzimas necessárias para a digestão dos alimentos que ingerimos em nosso dia a dia. Várias podem ser suas causas, como a presença de inflamação ou tumores no pâncreas, a retirada parcial ou total do órgão, ou a pancreatite crônica.
Os principais sinais da insuficiência pancreática exócrina são a perda de peso, má digestão, diarreia, fezes oleosas e gases. Na maioria dos casos, a principal recomendação para o tratamento da condição é a reposição das enzimas pancreáticas.
Para saber mais sobre o tema e a sua relação com a fibrose cística, clique aqui.
O que é um PCDT?
De acordo com a Conitec, os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDTs) são documentos que estabelecem critérios para o diagnóstico da doença, tratamento, medicamentos e outros produtos apropriados para aquela patologia, as doses recomendadas, mecanismos de controle clínico, além do acompanhamento e a verificação dos resultados terapêuticos a serem seguidos pelos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS).
Na insuficiência pancreática exócrina, este material traz todas as informações sobre medicamentos recomendados para o tratamento da doença e que estão disponíveis pelo SUS. Ou seja, caso a sua equipe médica recomende esses itens, é seu direito recebê-los gratuitamente.
Além disso, o texto também compartilha informações sobre os principais sintomas da doença, as formas de diagnóstico e acompanhamento, tornando-se um material extremamente importante para a orientação de pessoas em busca do diagnóstico ou já diagnosticadas, familiares e profissionais da saúde.
Referências:
CONITEC. Relatório preliminar para atualização do PCDT da insuficiência pancreática exócrina. Consulta Pública 76. Brasília: Conitec, setembro de 2025. Disponível em: https://www.gov.br/conitec/pt-br/midias/consultas/relatorios/2025/relatorio-preliminar-pcdt-insuficiencia-pancreatica-exocrina-cp-76. Acesso em: 08 out. 2025.
Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação.
Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.