Perguntas e respostas sobre o Coronavírus (COVID-19)

Categoria: Central de Conteúdo - Postador por: Comunicação IUPV - Data: 15 de março de 2020

O Farmacêutico e Gestor Científico do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, Vinícius Bednarczuk de Oliveira, preparou um texto incrível com perguntas e respostas sobre o Coronavírus. Confira abaixo e mantenha-se informado sobre o tema!

O que é o Coronavírus?

Coronavírus (CID10) é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Qual o período de transmissão e incubação do Coronavírus?

O período de incubação é o tempo que leva para os primeiros sintomas aparecerem desde a infecção por coronavírus, que pode ser de 2 a 14 dias.

De forma geral, a transmissão viral ocorre apenas enquanto persistirem os sintomas, mas, é possível a transmissão viral após a resolução dos sintomas, porém a duração do período de transmissibilidade é desconhecido para o coronavírus. Durante o período de incubação e casos assintomáticos não são contagiosos.

Como é definido um caso suspeito de coronavírus?

Diante da confirmação de caso do coronavírus no Brasil e considerando a dispersão do vírus no mundo. A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde informa que a partir de 01 de março de 2020, passa a vigorar as seguintes definições operacionais para a saúde pública nacional.

CASO SUSPEITO DE DOENÇA PELO CORONAVÍRUS 2019 (COVID-19)

Situação 1: Febre E pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros) E histórico de viagem para área com transmissão local, de acordo com a OMS, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas; OU

Situação 2: Febre E pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros) E histórico de contato próximo de caso suspeito para o coronavírus (COVID-19), nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.

Quais são os sintomas do Coronavírus?

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto, o coronavírus (SARS-CoV-2) ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença. 

Os principais são sintomas conhecidos até o momento são:

Escrito por Vinícius Bednarczuk de Oliveira, Farmacêutico e Gestor Científico do Instituto Unidos pela Vida.

Fonte: Ministério da Saúde https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus#sintomas

Foto:  Mão foto criado por freepik – br.freepik.com

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Você vai gostar também...

Newsletter

Assine o nosso boletim informativo mensal. Clique aqui