Por que a sexualidade e a intimidade podem levar a um “você” mais saudável?

Instituto Unidos pela Vida - 08/08/2016 15:32

Imagem: Freepik.com

Imagem: Freepik.com


Por Elissa Cohen Engel
Como uma assistente social especializada em ajudar adultos com fibrose cística, há muitos anos me dei conta de que a intimidade e a sexualidade estão conectadas com um bem-sucedido gerenciamento do plano diário de tratamento da FC. Numa “parceria com o seu parceiro”, vocês podem juntos favorecer seu relacionamento e minimizar as barreiras à sua saúde.
Muitos anos atrás, eu tive uma “epifania” depois de conversar com uma pessoa com fibrose cística sobre os obstáculos de completar as técnicas de desobstrução das suas vias aéreas. Após discutir o assunto detalhadamente, ela me descreveu seus sentimentos de frustração em decorrência do fato de estar isolada em seu quarto enquanto usava seu colete e por ter que passar mais tempo longe do marido depois de os dois terem trabalho e ficado distantes um do outro o dia inteiro. Tracei estratégias com ela sobre maneiras de lidar com isso e, em seguida, notei que havia uma conexão entre intimidade e sexualidade e o bem-sucedido gerenciamento do plano diário de tratamento da FC, e que isso era algo que precisava ser direcionado numa base atual.
Sexualidade e intimidade não são as mesmas coisas.
Sexualidade é frequentemente definida como a atuação e o comportamento sexuais de uma pessoa. Intimidade é o sentido intangível de proximidade e aconchego entre as pessoas ou algo que é pessoal e/ou privado. Ambos são cruciais num relacionamento e quando ou a sexualidade ou a intimidade estão prejudicadas, isso pode gerar um impacto nos cuidados médicos. Por exemplo, se você e seu cônjuge frequentemente discutem, a intimidade e/ou sexualidade compartilhada entre vocês torna-se extenuada. Isso pode conduzir ao cansaço, ansiedade ou depressão devido à raiva e a tensão em casa. Esta circunstância pode tornar muito difícil encontrar motivação para realizar todo o tratamento necessário para cuidar de si mesmo. Similarmente, não seguir os regimes de tratamento prescritos também pode levar a problemas de sexualidade e/ou intimidade por causa da raiva, do medo e do estresse da parte do cônjuge.
Uma das maneiras que pessoas com FC reportam serem eficientes para melhorar a sexualidade e/ou intimidade com relação ao seu tratamento diário é desenvolver uma “parceria com o seu parceiro”. Se você compartilha alguns dos problemas que está enfrentando em gerenciar seu plano de tratamento da FC no dia a dia, isso pode permitir que vocês trabalhem juntos para minimizar as barreiras ao cuidado da sua saúde e potencializar o seu relacionamento.
Muitos cônjuges sentem-se frustrados por não serem capazes de “consertar” o(a) seu amado(a) ou “fazer com que a doença seja mais fácil de lidar para eles”.
Desenvolver uma parceria com o seu parceiro para ajudá-lo a lidar com os obstáculos pode minimizar sua frustração e fornecer uma perspectiva diferente sobre como encarar esses problemas. A jovem com FC que descrevi acima elaborou uma estratégia de transformar o tempo que ela gastava com o colete num tempo especial e customizado para ela e seu marido passarem juntos todos os dias. Ela trouxe isso para o esposo e eles trabalharam nisso juntos. Algum tempo depois, suas técnicas de desobstrução das suas vias aéreas e funcionamento pulmonar progrediram. Trabalhar juntos pode certamente impulsionar a intimidade uma vez que vocês estão ambos trabalhando com um objetivo comum: você!
Se você está se batendo com questões relacionadas à sexualidade e/ou intimidade, você pode não saber como começar a resolver estas preocupações. Recorrer ao seu assistente social ou equipe de saúde pode lhe oferecer segurança para estabelecer esse diálogo e ajudar a identificar recursos para lidar com suas inquietações. Lembre-se: nós estamos nisso juntos para ajudá-lo a gerir TODAS as áreas da sua saúde.
Fonte: Cystic Fibrosis Foundation, 13 de julho de 2016. Disponível em: <https://www.cff.org/CF-Community-Blog/Posts/2016/Why-Healthy-Sexuality-and-Intimacy-May-Lead-to-a-Healthier-You/>
Traduzido por Victor Pereira | voluntário de tradução do Instituto Unidos pela Vida – Fibrose Cística |

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco