Praticar atividade física contribui para o tratamento da Fibrose Cística

Instituto Unidos pela Vida - 27/05/2014 11:18

A prática de exercícios físicos é indicada para a grande maioria das pessoas com Fibrose Cística, pois estudos revelam que melhora a função respiratória, ajuda no ganho de massa muscular e na correção de alguns vícios de postura adquiridos por conta dos problemas respiratórios. Segundo o biólogo e coordenador da Equipe de Fibra do Instituto Unidos pela Vida, Cristiano Silveira, “eles também ajudam na prevenção da diabetes e da osteoporose relacionadas à FC, na autoestima e na socialização”.

Dentre as diversas atividades disponíveis à prática, valem todas. “Costumo dizer que a melhor atividade é aquela que você gosta de fazer. O importante é que seja suficientemente intensa e regular (de preferência diária). O ideal são no mínimo 30min. de atividade aeróbica pelo menos três vezes por semana”. Há algumas restrições aos esportes de contato para aqueles que apresentam algum problema hepático mais sério. “Mesmo pessoas com um grande comprometimento, se bem orientadas, podem praticar esportes”, alerta Cristiano.

Deixando o sedentarismo de lado e abraçando a causa

Cristiano Silveira é pai de um menino com FC. “Comecei a correr no final de 2010 como forma de controlar a ansiedade e manter a saúde. Acho impossível cuidar de alguém sem estar bem.” A corrida foi a escolha do biólogo por ser a atividade fácil de ser praticada em qualquer lugar e horário. “Em poucos meses perdi 12Kg e comecei a competir em provas de rua convidado por uma colega de trabalho.”

A Equipe de Fibra foi resultado da união do projeto pessoal com outras pessoas que lutam pela causa. “Participei no Dia dos Pais de uma prova representando a associação de fibrose cística do Rio Grande do Sul. Com o tempo percebi que esse era um projeto não só para o estado, mas que poderia ganhar o país.  Então, inspirado em exemplos de equipes de outros países e com a ajuda do instituto, criamos a Equipe de Fibra que começou a participar de provas e promover encontros pelo Brasil para difundir a ideia”, relembra.

Mais que uma Equipe de Fibra

O programa de incentivo à prática de atividades físicas do Instituto Unidos pela Vida acontece em todo o país. “Hoje somos mais de 200 corredores e 400 seguidores. Entre eles, mais de dez têm FC e já participam de provas. Estamos trabalhando para aumentar esse número”, ressalta o coordenador.

Segundo Cristiano, cinco ciclos de palestras nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e Belo Horizonte já aconteceram com a participação de médicos, educadores físicos e fisioterapeutas. “No futuro próximo queremos apoiar a formação de centros especializados de treinamento vinculados aos Centros de Referência como já é comum em vários países.” Geralmente, a participação em corridas oficiais está sujeita ao regulamento e exige a idade mínima de 16 anos. No entanto, o que vale é incentivo de pais, mães ou responsáveis aos pequenos de fibra na prática de atividades físicas.



 
 
 

Faça parte, seja um membro da Equipe de Fibra!

“Para participar, é importante, antes de mais nada, consultar seu médico sobre a indicação do exercício e fazer uma avaliação da sua resistência. Feito isso, procure orientação profissional de um educador físico ou fisioterapeuta e comece a treinar”, sugere Cristiano. A camiseta deve ser adquirida  (o valor é integralmente revertido para o projeto) e o integrante deve participar da provas em sua cidade. “Registrando os resultados, motivaremos mais pessoas a incluir o exercício nas estratégias de tratamento. Um jeito muito mais leve de lidar com a FC que tem se mostrado muito eficiente”, finaliza.

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.
 

Fale conosco