Chamada‌ ‌de‌ ‌Artigos‌ ‌Científicos‌ ‌–‌ ‌Revista‌ ‌Visão‌ ‌Acadêmica‌ ‌(UFPR)‌ ‌|‌ ‌2020‌ ‌

Comunicação IUPV - 06/05/2020 15:59

O Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, organização social com sede em Curitiba e que desenvolve nacionalmente projetos ligados à comunicação, suporte, políticas públicas, incentivo à atividade física, desenvolvimento organizacional, educação e pesquisa visando contribuir com a busca de diagnóstico precoce, tratamento adequado e melhora na qualidade de vida das pessoas com Fibrose Cística, comunica que:

Entre 6 de maio de 2020 e 15 de julho de 2020 está aberta sua chamada de Artigos Científicos (Originais e Revisão) para avaliação e publicação na Revista Visão Acadêmica, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com volume exclusivo sobre o tema “FIBROSE CÍSTICA”. A publicação deste volume acontecerá em setembro de 2020, em alusão ao Setembro Roxo – Mês Nacional de Conscientização da Fibrose Cística no Brasil, campanha coordenada pela referida instituição. Os temas, dentro da temática Fibrose Cística são livres.

 Apresentamos abaixo as normas para submissão.

A saber, a Fibrose Cística, também conhecida como Mucoviscidose, é uma doença genética de caráter autossômico recessivo, crônica e progressiva, que atinge vários órgãos e sistemas do organismo. É mais comum na raça branca e atinge igualmente ambos os sexos. O paciente portador dessa doença apresenta secreções mucosas espessas e viscosas, obstruindo os ductos das glândulas exócrinas, que contribuem para o aparecimento de três características básicas: doença pulmonar obstrutiva crônica, níveis elevados de eletrólitos no suor, insuficiência pancreática com má digestão/má absorção e consequente desnutrição secundária. A disseminação de informações acerca desta patologia, bem como os estudos aprofundados sobre o tema, podem contribuir para o avanço nas pesquisas e, como consequência, para a melhora da qualidade de vida das pessoas acometidas por ela.

Informações:

Os trabalhos deverão ser enviados acompanhados de uma carta de solicitação de publicação que indique endereço, telefone e e-mail para contato com o(s) autor(es), bem como a classificação do trabalho (Artigo científico ou Artigo de Revisão).

IMPORTANTE: O(s) autor(es) deve(rão) enviar uma AUTORIZAÇÃO para publicação do trabalho na íntegra, no site da Visão Acadêmica, pela internet.

Normas Gerais:

a) Os trabalhos para publicação devem ser exclusivos à VISÃO ACADÊMICA, ou seja, não podem ter sido publicados ou enviados para outras revistas.

b) Todos os originais são submetidos ao Conselho Editorial, que reserva-se ao direito de sugerir eventuais modificações de estrutura e conteúdo do trabalho, quando acordadas com os autores.

c) As opiniões expressas nos trabalhos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

Normas para Apresentação de Trabalhos:

Formato: os trabalhos deverão ser digitados no editor de texto Microsoft Word, com página configurada em tamanho A4, fonte Arial, tamanho 12, espaço 1.5, com margens superior, inferior e esquerda com 3 cm e margem direita com 2 cm, observando a ortografia oficial.  O artigo deverá conter título e resumo em inglês. O trabalho deverá ser submetido online, sendo que o arquivo deverá ser salvo nos formatos doc. Artigos de Revisão e Resumo deverão conter título e resumo em inglês. Referências: formato ABNT.

Artigos Originais: Deve obedecer a seguinte estrutura: Introdução: apresentar o tema, definir o problema e sua importância, revisão da literatura e objetivo. Material e Métodos: método empregado, descrição da população/amostra estudada, participantes do estudo ou fonte de dados, data da coleta de dados, local de realização da pesquisa (sem citar o nome da instituição), técnica de coleta de dados, critérios de seleção entre outros devem ser descritos de forma clara, objetiva compreensiva e completa. Inserir o número do protocolo de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa e que a pesquisa foi conduzida de acordo com os padrões éticos exigidos; Resultados e Discussão: deverá ser apresentado com sequência lógica. Quando houver tabelas, gráficos ou figuras as informações devem ser complementares; a Discussão deverá seguir a sequência lógica dos resultados, comparação com a literatura e a interpretação dos autores. Conclusão: devem destacar os achados mais importantes, comentar as limitações e implicações para pesquisas futuras; 

Revisão: Deve obedecer a seguinte estrutura: Introdução; Metodologia; Referencial Teórico; Considerações Finais e Referências.

Qualquer dúvida referente à escrita e submissão do manuscrito entrar em contato com vinicius@unidospelavida.org.br 

Edição exclusiva em 2019

Em setembro de 2019, a primeira edição exclusiva da revista Visão Acadêmica foi lançada, também em alusão ao Setembro Roxo – Mês Nacional de Conscientização da Fibrose Cística. O volume trouxe 14 artigos científicos inéditos sobre a Fibrose Cística de pesquisadores brasileiros que puderam enviar seus trabalhos entre 01 de abril e 30 de junho de 2019. Clique aqui e confira na íntegra!

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco