Rotina de fibra – Por Daiane Marin

Comunicação IUPV - 28/09/2023 07:07
Rotina de fibra - Por Daiane Marin

Formada em Ciências Contábeis e Gestão Financeira, Daiane Marin é pós-graduanda em Gestão Pública e tem fibrose cística.

Desde muito cedo, a fibrose cística exige de nós organização, disciplina e persistência para conseguirmos conciliar nossas atividades com a rotina de tratamento diária. 

Conforme vamos crescendo, nossas responsabilidades e compromissos aumentam, e quando chegamos na fase adulta equilibrar tudo isso vira um grande desafio. Por isso, hoje vim aqui compartilhar com vocês um pouco da minha rotina diária de fibra.

São 04h50 da manhã e o despertador toca. Na maioria dos dias a vontade é de desligar e voltar a dormir, mas as responsabilidades da vida adulta avisam que é hora de acordar e aproveitar mais um dia cheio de novas oportunidades.

Assim que acordo já faço a primeira nebulização hipertônica do dia e logo em seguida a fisioterapia, isso tudo ainda na cama, pois prefiro, principalmente nos dias frios. Depois disso EU me arrumo e vou para a academia fazer meu treino diário, pois sabemos que além do tratamento, a atividade física também é muito importante para nos mantermos bem.

Depois da academia vou para casa tomar meu café da manhã e me arrumar para ir trabalhar. Após a manhã de trabalho, vou para casa almoçar. Assim que termino de comer faço uma nebulização com medicamento e volto a trabalhar.

Quando saio do serviço, no final da tarde, vou para casa e faço mais uma nebulização com medicamento. Depois disso, tenho em torno de uma hora para fazer minhas coisas do dia a dia enquanto deixo o medicamento agindo no meu pulmão. 

Passado esse tempo, faço mais uma nebulização hipertônica seguida por mais uma fisioterapia. Terminado isso vou jantar e após faço toda a higienização dos aparelhos utilizados, organizo as coisas para o dia seguinte e vou dormir. Assim termino meu dia, cansada, mas feliz e agradecida por ter conseguido fazer o meu melhor mais um dia. 

Durante a semana essa costuma ser minha rotina, já nos finais de semana tenho mais tempo para aproveitar, fazer as coisas que gosto e estar com as pessoas que amo, mas sem nunca esquecer do tratamento, que como bem sabemos, deve ser feito todos os dias, independente de final de semana ou feriado. 

Haja fôlego! Para deixar a rotina mais leve, enquanto faço as nebulizações procuro realizar atividades prazerosas e que não me exijam muita atenção, como olhar as redes sociais ou assistir a algo que gosto. Assim o tempo passa mais rápido também. 

Sabemos que a rotina de tratamento nos toma bastante tempo e exige muita disciplina, eu também gostaria de ter mais tempo livre para fazer as coisas que gosto, mas tenho consciência da importância de se realizar o tratamento respiratório e medicamentoso de forma correta para manter meu pulmão bem e ter mais qualidade de vida. 

Lembrando que o tratamento varia de acordo com cada pessoa e sempre deve ser indicado pelo médico responsável. Enfim, cada um de nós deve procurar manter uma rotina de vida saudável, buscando conciliar da melhor forma possível todos os papéis que temos que desempenhar no dia a dia, vivendo o presente e construindo um futuro com mais esperança e saúde.

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação.

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco