Saiba mais sobre a nutrição especializada na fibrose cística

Comunicação IUPV - 22/08/2022 08:25

Nutrição e saúde caminham lado a lado, por isso, seguir uma alimentação equilibrada e manter o estado nutricional adequado são fatores importantes para estar sempre saudável e ter qualidade de vida. Para quem tem fibrose cística, o acompanhamento nutricional é ainda mais importante, pois contribui também para uma boa função pulmonar, melhora do estado clínico geral e prevenção da desnutrição.

É comum que pessoas diagnosticadas com a doença apresentem quadros de insuficiência pancreática, que podem comprometer a absorção de gorduras e vitaminas e consequentemente afetar o aproveitamento nutricional dos alimentos. Nesses casos, os principais sintomas que podem ocorrer são: grande presença de gordura nas fezes (sintomas parecidos com uma diarreia) e dificuldade para ganhar peso e estatura. Nestes casos geralmente é recomendada a terapia de reposição enzimática associada a alimentação especializada orientada por um nutricionista.

O que é a nutrição especializada?

A terapia de nutrição especializada é indicada para atender as necessidades nutricionais do organismo com o objetivo de melhorar o estado nutricional, promovendo um adequado ganho de peso e aumentando a massa muscular. Este cuidado com a nutrição contribui para a redução de complicações no quadro de saúde a curto e a longo prazo.

A nutrição especializada na fibrose cística geralmente acontece por meio da indicação de utilização de suplementos alimentares, recomendada por um nutricionista. É utilizada como um complemento em relação à dieta já realizada, e seu foco é garantir que todas as necessidades nutricionais sejam atendidas e, consequentemente, a saúde seja mantida, como indicam as Diretrizes Brasileiras de Nutrição em Fibrose Cística (2022).

O nutricionista, além de indicar a dieta e suplementação adequada para cada caso, fará o monitoramento do estado nutricional e verificará se todas as recomendações nutricionais estão sendo atendidas de maneira adequada. Caso necessário, o profissional fará os ajustes nessas indicações para conseguir fornecer todos os nutrientes necessários e melhorar o estado nutricional.

As Diretrizes ainda reforçam que, essa suplementação não pode substituir as refeições regulares ou prejudicar o apetite da pessoa com fibrose cística – que pode causar a redução da ingestão regular dos alimentos. Recomenda-se que os suplementos sejam utilizados entre as refeições ou antes de dormir, sendo fundamental que as preferências pessoais do indivíduo sejam levadas em consideração para melhorar a adesão ao tratamento.

Alguns exemplos de nutrição especializada são: fórmulas infantis, complementos vitamínicos, suplementos nutricionais líquidos ou em pó, fórmula enteral, dieta hipercalórica e/ou hiperproteica.

Gastrostomia

Em algumas situações, quando a pessoa com fibrose cística não consegue ingerir a quantidade necessária de nutrientes no dia a dia, ou seja, tem dificuldade em aceitar a ingestão de todos alimentos e suplementos indicados, a gastrostomia pode ser recomendada para ajudar neste processo. 

A gastrostomia é um procedimento realizado para a inserção de uma sonda (como se fosse um tubinho) entre o estômago e a pele da pessoa que recebeu a indicação, podendo ser feita cirurgicamente ou via endoscopia. Por meio desta sonda, é possível passar dietas líquidas, hipercalóricas e hiperproteicas, fazendo com que a pessoa consiga atingir a quantidade necessária de calorias e nutrientes e assim, reverter um processo de desnutrição.

É importante lembrar que é um processo reversível e de uso temporário para recuperação do estado nutricional. Não são todas as pessoas com fibrose cística que precisam realizar este procedimento e a indicação deve ser sempre realizada por uma equipe multiprofissional da saúde (médico, nutricionista entre outros profissionais). 

Mais informações

Esperamos que com esse material você tenha aumentado o seu conhecimento sobre nutrição especializada na fibrose cística, mas não se esqueça: sempre consulte o seu médico e nutricionista para saber o que funcionará melhor para o seu caso ou do seu familiar. Com ajuda destes profissionais você poderá tirar todas as suas dúvidas e ter ainda mais informações sobre como ficar cada dia mais saudável.

Texto: Kamila Vintureli/Instituto Unidos pela Vida

Revisão: Lenycia Neri – Nutricionista do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Referências:

Brazilian Guidelines for Nutrition in Cystic Fibrosis. Disponível em: <https://journal.einstein.br/wp-content/uploads/articles_xml/2317-6385-eins-20-eRW5686/2317-6385-eins-20-eRW5686.pdf?x53805>. Acesso em: 01 jun. 2022.

EBSERH. Manual de Nutrição Clínica. 2021. Disponível em: <https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-sudeste/hc-uftm/documentos/manuais/manual_de_nutricao_clinica-final-1.pdf. Acesso em: 01 jun. 2022.

Quer fortalecer esse e outros projetos realizados pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação.

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco