6 respostas para suas principais dúvidas sobre saúde da mulher e fibrose cística

Comunicação IUPV - 26/03/2022 07:41

Quando o assunto é saúde da mulher e fibrose cística, muitas dúvidas podem surgir entre quem tem a doença e também seus familiares. Para trazer as respostas para os seis principais questionamentos sobre o tema, o time do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística entrevistou a médica da Unidade de Saúde da Mulher do Hospital Universitário de Brasília, Dra Lívia Custódio. Confira!

1. A fibrose cística pode interferir na fertilidade feminina?

Sim. As mulheres com fibrose cística são menos férteis do que as que não possuem a doença e essa fertilidade reduzida pode ser causada tanto pela desnutrição, quanto pela produção anormal de muco cervical.

2. A menstruação pode afetar a saúde do pulmão de quem tem fibrose cística de alguma forma?

Sim. Mesmo que ainda não sejam completamente conhecidos, existem mecanismos pelos quais as variações hormonais que ocorrem no ciclo menstrual interferem na função pulmonar e na imunidade. Portanto, é possível que mulheres com fibrose cística tenham exacerbações relacionadas à doença dependendo do período do ciclo menstrual.

3. O fluxo menstrual pode afetar a saturação de quem tem fibrose cística?

Não pode interferir no fluxo menstrual em si, mas conforme explicamos na resposta da pergunta anterior, se ocorrer uma exacerbação que apresente uma hiper-reatividade brônquica, por exemplo, pode acontecer sim uma diminuição na saturação como consequência.

4. Quando uma adolescente com fibrose cística passa pelo período da puberdade, essa fase pode afetar a sua saúde de alguma forma?

A puberdade tardia é uma característica clínica comum da fibrose cística em suas formas mais graves. Porém, na maioria das jovens com a doença que apresentam manifestações leves ou moderadas, a puberdade acontece de maneira normal. A avaliação cuidadosa do desenvolvimento puberal em crianças e adolescentes com fibrose cística é importante, pois o tempo puberal afeta o crescimento, o acúmulo mineral ósseo, a imagem corporal e o bem-estar psicossocial, que também podem ser afetados diretamente pela patologia. Além disso, é preciso atenção com a parte nutricional nesse período por ser uma fase de formação de massa óssea. 

5. Mulheres com fibrose cística podem utilizar métodos contraceptivos normalmente? 

Sim, mulheres com fibrose cística podem usar quaisquer métodos contraceptivos e o aconselhamento quanto à prevenção de gestação indesejada é fundamental e deve ser acompanhado pela equipe que faz o tratamento dessa pessoa no Centro de Referência.

6. A fibrose cística pode causar alterações na ovulação? Se sim, o que acontece e o que pode ser feito?

Sim. Há relatos na literatura de que mulheres com fibrose cística podem ter mais ciclos anovulatórios em comparação com mulheres saudáveis. Mulheres anovulatórias podem ter  níveis elevados de testosterona e níveis mais baixos de estrogênio e progesterona com folículos normais por ultrassonografia, padrão diferente das pessoas sem a doença que apresentam a síndrome dos ovários policísticos. As mulheres com ciclos anovulatórios que desejam gestação devem procurar um especialista em reprodução humana, pois há intervenções possíveis a serem feitas a fim de obter a gestação. 

Caso você ou seu familiar ainda tenha dúvidas sobre o tema saúde da mulher e fibrose cística, é fundamental que busque a ajuda de um profissional da área da ginecologia ou com a equipe interdisciplinar que realiza o acompanhamento no Centro de Referência. 

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação.

Referências:

Goldsweig B, Kaminski B, Sidhaye A, Blackman SM, Kelly A. Puberty in cystic fibrosis. J Cyst Fibros. 2019 Oct;18 Suppl 2:S88-S94. doi: 10.1016/j.jcf.2019.08.013. PMID: 31679734.

Johannesson M, Lúdvíksdóttir D, Janson C. Lung function changes in relation to menstrual cycle in females with cystic fibrosis. Respir Med. 2000 Nov;94(11):1043-6. doi: 10.1053/rmed.2000.0891. PMID: 11127489.

Hernandez AM, Burdick B, Adeyemi-Fowode O. Reproductive health counseling and contraceptive use in adolescents with cystic fibrosis. Pediatr Pulmonol. 2021 Jun;56(6):1543-1549. doi: 10.1002/ppul.25322. Epub 2021 Feb 25. PMID: 33590969.

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco