Sobre a Fibrose Cística – Para Professores e Equipe

Instituto Unidos pela Vida - 20/07/2016 17:00

Alguns professores não conhecem a FC. Fiquem tranquilos: isso é bastante normal! Infelizmente, a FC é uma doença pouco conhecida no país. Para ajudá-los nesta empreitada, preparamos dicas importantes por aqui e colocamos todos os nossos materiais à disposição! 🙂
Antes de começarmos o texto, já deixamos dois links importantes:
– Aprenda mais sobre a Fibrose Cística na nossa videoaula de Introdução à FC proferida pelo Dr Salmo Raskin, com apostila de apoio referenciada e certificado de horas complementares: www.unidospelavida.org.br/educacao
– Baixe o Gibi do nosso Mascote Super Fibra para ajudá-lo a explicar sobre a rotina de uma criança com FC dentro da sala de aula: http://bit.ly/1UqoBfm
Fiquem a vontade para entrar em contato conosco, teremos prazer em ajudá-los a sanar quaisquer dúvidas!
E agora, nossas dicas!
duvidaO que é a Fibrose Cística?
A Fibrose Cística (FC), também conhecida como Doença do Beijo Salgado ou Mucoviscidose, é uma doença genética, ainda sem cura, mas que se diagnosticada precocemente e tratada de maneira adequada, o paciente poderá  ter uma vida praticamente normal, dentro de seus limites. Na maioria das vezes a FC é diagnosticada já na infância, embora também possa ser diagnosticada na adolescência ou na fase adulta.
É importante ressaltar que a FC não é contagiosa e não afeta questões cognitivas. Devido aos diferentes sintomas, algumas pessoas não aparentam ter nenhuma doença, porém, o tratamento deve ser mantido para que não ocorram intercorrências e complicações futuras.
fcQuais os sintomas?
Pneumonia de repetição, tosse crônica, desnutrição, dificuldade de ganhar peso e estatura, movimentos intestinais anormais (diarreia) pólipos nasais, sabor mais salgado na pele / suor mais salgado que o normal e uma espécie de alongamento das pontas dos dedos das mãos e dos pés, também conhecida como “baquetamento”. De forma geral, a pessoa com Fibrose Cística tem a secreção do seu organismo mais “grossa” que o normal, o que dificulta sua eliminação.
No sistema respiratório o muco espesso bloqueia os canais dos brônquios ocasionando dificuldades para respirar, causando tosse crônica, infecções de repetição, pneumonias, entre outros.
No sistema digestório, o muco espesso evita que as enzimas digestivas, necessárias à digestão, cheguem ao intestino, fazendo com que, por vezes, a pessoa com FC fique desnutrida. Por isto, algumas pessoas com FC realizam reposição enzimática através da ingestão de cápsulas a cada alimentação, fundamental para que consigam ganhar peso e absorver nutrientes.
Como pode ser identificada e diagnosticada?
A FC pode ser identificada no Teste do Pezinho e diagnosticada através de Exames Genéticos, ou do Teste do Suor. Para saber mais sobre o diagnóstico, acesse: https://unidospelavida.org.br/a-fibrose-cistica/diagnostico/
Como é realizado o tratamento?
Como professor de uma pessoa com FC, é fundamental que você conheça um pouco mais sobre sua rotina do tratamento para que possa auxilia-lo quando preciso, inclusive lembrando-o dos medicamentos. Via de regra, o tratamento é diário e composto por:
Assorted Medicines
– Ingestão de Enzimas Digestivas para as alimentações;
– Antibióticos
– Suporte Nutricional
– Broncodilatadores
– Fisioterapia Respiratória
– Antinflamatórios
– Atividade Física
– Acompanhamento Multidisciplinar frequente
Todo o tratamento deverá ter acompanhamento médico e especializado. O tratamento de cada pessoa com FC varia de acordo com a gravidade da doença e com a forma que ela se manifesta. Porém, a maioria dos tratamentos são projetados para tratar problemas digestivos e para limpeza dos pulmões.
lavar-maos-correctamente-300x300Cuidado com as infecções:
Uma das coisas mais importantes que uma pessoa com FC pode fazer para manter-se saudável é minimizar a exposição à germes e bactérias nocivas. Realizar a higiene das mãos frequentemente (lavagem das mãos com água e sabão e a utilização de álcool em gel é fundamental).
Quando houver outro aluno resfriado em sala de aula, tentar manter ao máximo a ventilação do local, fazer a higienização das mãos com frequência e usar tecidos quando espirrar, tossir ou assoar o seu nariz, evitando contato com as pessoas com FC. Naturalmente, estes cuidados devem ser tomados para todas as pessoas, porém, especialmente para quem tem FC.
Temos um texto sobre as viroses, a escola e as crianças com FC que pode ser acessado aqui: https://unidospelavida.org.br/as-viroses-a-escola-e-a-crianca-com-fc/

Circuito Vênus - RJ

Circuito Vênus – RJ


Atividade Física:
A atividade física é fundamental para todos as pessoas, e em especial para as pessoas com FC, pois ajuda a soltar o “muco” que obstrui os pulmões, fortalecendo também os músculos utilizados para a respiração. Pessoas com FC devem ser incentivadas à se exercitar o máximo possível. Porém, podem apresentar dificuldades respiratórias, cansando-se facilmente. É importante que seus colegas saibam do que acontece para que o ajudem nestas atividades.
Seja sensível ao avaliar as capacidades físicas do aluno. Converse com ele e com os pais para determinar um nível adequado de atividade física, e, se preciso, discuta com a equipe multidisciplinar que o acompanha. Tente inclui-la em todos os jogos e atividades em que ele ou ela está em condições físicas de participar.
Desidratação:
Pessoas com FC estão em maior risco de desidratação, especialmente quando o exercício é realizado em dias quentes. Água ou bebidas esportivas precisam ser facilmente acessíveis durante as atividades físicas.
Importante:
Pessoas com FC são pessoas normais! 🙂 Por vezes, precisarão ausentar-se para realizar determinado tratamento, mas com um bom acompanhamento e apoio da instituição de ensino e de seus colegas, não haverá tempo longe da escola que impacte em seu desempenho escolar. Apoio, compreensão e carinho são fundamentais!
Contem com o Instituto Unidos pela Vida para sanar outras dúvidas e para divulgar a Fibrose Cística em suas instituições!
Contato: contato@unidospelavida.org.br | 41 3114-7750
Entenda mais sobre a Fibrose Cística: Acesse: https://unidospelavida.org.br/a-fibrose-cistica/entendendo-a-fibrose-cistica/
Fonte: Cystic Fibrosis Foundation; Associação Mineira de Assistência à Mucoviscidose (AMAM); Associação de Assistência à Mucoviscidose do Rio Grande do Sul (AMUCORS).
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco