Superando desafios na fibrose cística

Comunicação IUPV - 19/02/2022 07:40

Por Jéssica Zanatto, de 26 anos e diagnosticada com fibrose cística aos 4 anos de idade

Independentemente de termos uma doença rara como a fibrose cística, todos nós enfrentamos desafios no decorrer da vida. Alguns mais fáceis, outros medianos e alguns bem difíceis, e para superar esses desafios é preciso desenvolver atitudes e características próprias de pessoas que aprenderam a vencer. 

Nossas vidas, desde sempre, são tomadas por obstáculos que nos obrigam a reagir a determinada situação ou optar por permanecer na zona de conforto. Quando se tem fibrose cística, esses momentos se iniciam bem cedo, ainda quando somos crianças, quando começa o tratamento, o uso de algum medicamento e surgem as as primeiras internações , conturbadas ou não. Da mesma forma, durante a adolescência, os desafios se apresentam em forma de processos seletivos, como o vestibular e o início da vida profissional. 

E assim é por toda a vida. 

Quando se fala em desafios as opções, normalmente, são díspares, ou seja, ou resolvemos seguir de mãos dadas com a vida e encarar os obstáculos que ela nos impõe, ou “brigamos com o mundo” e nos tornamos eternos inconformados, revoltados, aqueles que sempre pensa: “pra mim tudo dá errado”. 

Eu várias vezes agi dessa forma. 

Você para, respira, tenta virar a chave do pensamento e responde de forma positiva e construtiva aos novos desafios. Nesses momentos, nossas forças e virtudes, como a coragem, o caráter e a perseverança, emergem de forma exponencial. Se tudo isso acontecer de forma contrária, com pensamentos negativos, deixamos de reconhecer as oportunidades de sabedoria e de crescimento que acompanham a adversidade. 

Veja na adversidade a sua oportunidade de crescimento. Aprendemos a nadar com as correntezas do rio e não na calmaria do remanso. Encare os problemas como parte do viver e do respirar, inspire-se e vá em frente.

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco