Suplementação de Colina em Pessoas com Fibrose Cística

Comunicação IUPV - 10/05/2019 12:20

A suplementação de colina melhora a função pulmonar e a saúde do fígado de pessoas com Fibrose Cística (FC) e deve ser considerada como um tratamento complementar à rotina terapêutica atual. É o que sugere o estudo “Suplementação de Colina na Fibrose Cística – O impacto metabólico e clínico”, publicado na revista Nutrients.
A Fibrose Cística é uma doença genética causada pela mutação no gene CFTR, causando disfunções na proteína denominada cystic fibrosis transmembrane condutance regulator (CFTR). Essa proteína funciona como um canal que transporta para dentro ou fora das células, as moléculas carregadas eletricamente, como o cloreto, impactando na regulação do transporte de água e na produção de muco nas vias aéreas e em outros órgãos. Em pessoas com FC, o transporte de íons na célula é prejudicado, causando acúmulo de muco nos pulmões, pâncreas e outros locais do corpo.
Estudos anteriores identificaram que as pessoas com FC não têm um nutriente essencial chamado colina, principalmente, por causa da falta de absorção dos nutrientes e diarréia, causadas pela insuficiência pancreática.
Esse nutriente, semelhante às vitaminas, é essencial para a produção de fosfatidilcolina hepática (um componente das membranas celulares) e outros elementos que são importantes para a função hepática, do fígado. Sabe-se que em portadores com FC, os baixos níveis de colina no sangue estão associados à alterações pulmonares e doenças hepáticas.   
Os pesquisadores da Universidade Eberhard-Karls na Alemanha e seus colaboradores se propuseram a avaliar os efeitos dos suplementos orais de colina sobre a função pulmonar e a saúde do fígado em um grupo de pessoas com FC. Participaram do estudo 10 homens com a doença, com idade entre 18 e 45 anos e diferentes mutações CFTR, recrutados entre novembro de 2014 e janeiro de 2016. Todos receberam 1g de suplemento três vezes ao dia por 84 dias.
Os dados clínicos, incluindo níveis de colina e fosfatidilcolina, a função pulmonar e a saúde do fígado foram avaliados antes e após o estudo. A saúde hepática foi medida pela quantidade de gordura detectada por espectroscopia em ressonância magnética e a função pulmonar pelos parâmetros espirométricos, considerando a capacidade vital forçada (CVF) e a porcentagem do volume expiratório forçado previsto em um segundo em relação à CVF e o fluxo expiratório forçado em 25-75% do volume pulmonar.
A suplementação oral aumentou significativamente a quantidade de colina no plasma do sangue após 84 dias do estudo em comparação com os dados iniciais. Por outro lado, os níveis plasmáticos de fosfatidilcolina permaneceram inalterados.
A terapia do estudo também melhorou a função pulmonar, refletido pelo aumento no volume expiratório forçado previsto de 70% para 78,3%. Além disso, tiveram melhorias de 5,4% e 7,6% na capacidade vital forçada e no fluxo expiratório, respectivamente. A saúde hepática também melhorou, tendo redução na quantidade de gordura presente no fígado, sendo antes (1,58%) e após o tratamento (0,84%).
“A suplementação de colina equilibra a concentração da substância no sangue, (…) melhora a função pulmonar e a gordura no fígado das pessoas com FC, sendo complementar aos tratamentos existentes” disseram os pesquisadores. A colina é um nutriente essencial para o funcionamento normal do tecido e crescimento e para o metabolismo normal do corpo.
Os pesquisadores também relataram que os níveis de colina no sangue diminuíram para os níveis iniciais dentro de 60 horas após a ingestão da última dose de suplemento oral, sugerindo uma absorção rápida da substância pelo corpo.
“O rápido retorno da colina no plasma do sangue à concentração inicial sugere serem necessários novos esforços para otimizar a formulação terapêutica da colina e avaliar a duração das melhorias clínicas em novos estudos” concluíram os pesquisadores.
Fonte: CARVALHO, J. Choline Supplementation Improves Lung Function, Liver Health in CF Patients, Study Shows. Cystic Fibrosis News Today. 8 de abril de 2019. Disponível em: https://cysticfibrosisnewstoday.com/2019/04/08/choline-supplementation-improves-lung-function-liver-health-in-cf/.
Tradução: Julianna Rodrigues Beltrão, acadêmica do 9º período de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); presidente da Liga Acadêmica de Humanização do Cuidado em Saúde (LAHCS); atua no setor de Psicologia e Projetos do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística.
Revisão: Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira, psicóloga – CRP 08/16.156, especialista em análise do comportamento, fundadora e diretora geral do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, diagnosticada com FC aos 23 anos de idade.
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco