Saiba mais sobre sobre o uso racional de medicamentos antibióticos

Comunicação IUPV - 12/01/2023 07:24
uso racional de medicamentos antibióticos

A utilização de medicamentos faz parte da rotina da maioria das pessoas diagnosticadas com doenças crônicas, assim como a fibrose cística e outras doenças raras. A indicação varia de acordo com cada condição clínica, mas em relação à fibrose cística, é muito comum a indicação de suplementos vitamínicos, corticoides,  antibióticos, entre outras medicações. Em meio a essa situação, o uso racional dos medicamentos é fundamental e deve sempre ser considerado.

Mas afinal, o que é o uso racional de medicamentos?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), utilizamos os medicamentos de forma racional quando recebemos essas drogas em doses adequadas às nossas necessidades individuais no momento e após indicação médica. Utilizar doses menores ou maiores pode trazer prejuízos para a sua saúde, por isso, respeite sempre a indicação realizada pelo profissional de saúde

Outra questão fundamental quando o assunto é o uso racional de medicamentos é o período de ingestão. A pessoa que recebeu a indicação para o uso da medicação deve utilizá-la apenas durante o período recomendado pelo profissional da saúde consultado. Ou seja: não interrompa ou prolongue a utilização sem receber orientações médicas.

Armazenamento e descarte também fazem parte do uso racional de medicamentos?

Sim! Esses dois aspectos são muito importantes e devem ser levados em consideração desde o momento em que se adquire um medicamento, solicitando ao farmacêutico informações sobre a sua correta armazenagem. No geral, eles precisam ficar protegidos da luz, umidade e calor, mas cada um pode ter uma indicação específica, como por exemplo alguns medicamentos inalados para a fibrose cística que precisam ser armazenados na geladeira.

Você também pode encontrar essas informações realizando a leitura da bula ou da embalagem do medicamento. O ideal é sempre mantê-lo dentro da sua própria embalagem, junto com a bula. Isso facilitará a identificação e evitará que você se confunda na hora de utilizá-lo.

Em relação ao descarte, é comum que, após o uso, as pessoas joguem os medicamentos que sobraram no lixo comum, no vaso sanitário ou até mesmo na pia da cozinha. Essa atitude está errada e pode trazer riscos para outras pessoas e para a natureza. 

Ao descartar no lixo comum, por exemplo, esses medicamentos podem ser utilizados de maneira incorreta por pessoas que trabalham com coleta seletiva, o que pode causar intoxicação. Além disso, quando descartamos na rede de esgoto, é possível que aconteça a contaminação da água e do solo da região.

Sendo assim, quando precisar descartar um medicamento, procure um posto de coleta da sua cidade. Na maioria das regiões do País é possível fazer esse descarte em farmácias, drogarias e até mesmo em postos de saúde e hospitais.

Uso racional de medicamentos antibióticos

No dia a dia de quem tem fibrose cística, o uso de antibióticos está presente para o tratamento de infecções pulmonares, situação que, se não tratada de forma rápida e adequada, pode levar a piora mais rápida da função pulmonar. Quando essas infecções surgem, o tratamento recomendado é o uso de antibióticos. 

Assim como para qualquer outro medicamento, o uso racional dos antibióticos também é muito importante e evitará a resistência a essas drogas. Para isso, as principais dicas são: 

  • utilizar os medicamentos apenas após indicação médica e na dose e horários corretos prescritos pelo profissional da saúde;
  • mesmo se você ou seu familiar apresentar uma melhora dos sintomas, nunca pare o tratamento antes do período indicado e cumpra sempre o que for recomendado pelo seu médico;
  • não administre o medicamento junto com bebida alcoólica;
  • tome o antibiótico sempre com água, pois utilizá-lo com outros líquidos pode causar falhas em sua absorção e atuação no organismo;
  • não utilize antibióticos – ou qualquer outra droga – caso estejam fora do prazo de validade, pois além de não fazer efeito, também irá contribuir para o aumento da resistência à medicação;
  • Nunca se baseie no tratamento feito por outras pessoas, pois cada indicação é única e sua necessidade deve sempre ser avaliada por um profissional da saúde.

Então, já sabe! Evite a automedicação, armazene adequadamente e descarte os medicamentos que não for mais utilizar de maneira correta. Seguindo essas recomendações, você estará cuidando da sua saúde e da saúde das pessoas ao seu redor. Em caso de dúvidas, procure a ajuda do seu médico ou farmacêutico.

Por Kamila Vintureli / Instituto Unidos pela Vida

Revisão: Vinícius Bednarczuk de Oliveira – Farmacêutico e Doutor em Ciências Farmacêuticas.

Referências:

Conselho Regional de Farmácia do Paraná. Descarte de medicamentos. 2018. Disponível em: <https://www.crf-pr.org.br/pagina/visualizar/291>. Acesso em: 01 jun. 2022.

COPAF/SEPOS/SESA. Uso racional de antibióticos. 2021. Disponível em: <https://www.saude.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/9/2021/04/Uso_racional_de_antibioticos.pdf>. Acesso em: 01 jun. 2022.

Ministério da Saúde. Cartilha para a promoção do uso racional de medicamentos. 2015. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cartilha_promocao_uso_racional_medicamentos.pdf>. Acesso em: 01 jun. 2022.

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação.

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco