Vacina contra a gripe: saiba quando se vacinar e a importância da imunização

Comunicação IUPV - 18/04/2022 08:24

A campanha nacional de vacinação contra a gripe (influenza) de 2022 teve início em 4 de abril e tem como meta imunizar cerca de 76,5 milhões de brasileiros até 3 de junho. De acordo com o calendário divulgado pelo Ministério da Saúde (visualize clicando aqui), o processo de imunização será dividido em duas etapas. Neste cenário, pessoas com fibrose cística poderão se vacinar a partir da segunda etapa da campanha, como descrito abaixo:

> Primeira etapa (04/04 a 02/05): idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. 

> Segunda etapa (03/05 a 03/06): crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades ou doenças crônicas (como a fibrose cística), pessoas com deficiência permanente, membros de forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa e pessoas privadas de liberdade. 

De acordo com o Ministério da Saúde, para crianças a partir de 6 meses e menores de 5 anos que já receberam ao menos uma dose da vacina contra a influenza em anos anteriores, deve-se considerar o esquema vacinal com apenas uma dose em 2022. Já para as crianças que receberão o imunizante pela primeira vez, orienta-se o agendamento da segunda dose da vacina para 30 dias após a primeira dose.

O principal objetivo da campanha é prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, evitando um novo surto causado pela influenza, como ocorreu no final de 2021, e uma possível sobrecarga no sistema de saúde. No total, o Governo Federal enviou mais de 80 milhões de doses da vacina contra a gripe aos estados brasileiros.

Vacina contra a gripe x vacina contra a Covid-19

Em nota técnica divulgada em setembro de 2021 pela Câmara Técnica Assessora de Imunização Covid-19 (clique aqui para conferir), o Ministério da Saúde informou que todas as vacinas recomendadas no Calendário Nacional de Vacinação podem ser aplicadas no mesmo dia, com a exceção das vacinas tríplice viral ou tetraviral com a vacina febre amarela em indivíduos abaixo de 2 anos de idade primovacinados.

Em relação à administração da vacina da gripe no mesmo dia das opções disponíveis contra a Covid-19 no Brasil, o documento afirma que “existem estudos clínicos em andamento relacionados a co-administração com as demais vacinas do calendário vacinal, porém ainda sem dados publicados. No entanto, uma vez que são vacinas com plataformas que não possuem vírus vivos, considerando o que é observado com as demais vacinas, não é esperado impacto significativo na resposta imune ou na segurança frente a co-administração com as demais vacinas do calendário de vacinação.”

Proteja-se!

Apesar do cenário da pandemia causada pela Covid-19 ter melhorado em todo o país, ainda é importante seguir com os cuidados de proteção para evitar a contaminação, principalmente ao se deslocar para os postos de imunização contra a gripe. Por isso, quando chegar a sua vez, lembre-se de utilizar máscara de proteção, manter o distanciamento de, pelo menos, dois  metros entre as pessoas ao seu redor e higienizar as mãos várias vezes com água e sabão ou álcool em gel.

Acompanhe os canais oficiais de comunicação do seu município para não perder nenhuma informação sobre as campanhas de imunização na sua região e o avanço entre os grupos prioritários. Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe médica que faz o seu acompanhamento no Centro de Referência.

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação.

Por Kamila Vintureli

Referências:

https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/publicacoes-tecnicas/notas-tecnicas/sei_ms-0022986058-nota-tecnica-multivacinacao.pdf

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/abril/ministerio-da-saude-da-inicio-a-campanha-de-vacinacao-contra-a-influenza-e-sarampo-nesta-segunda-04

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/calendario-nacional-de-vacinacao/arquivos/informe-da-24a-campanha-nacional-de-vacinacao-contra-a-influenza.pdf

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco