Governo inclui crianças e adolescentes com comorbidades no grupo prioritário para vacinação contra covid-19

Comunicação IUPV - 12/08/2021 07:50

Em 30 de julho de 2021 foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) uma atualização na Lei nº 14.124, que dispõe sobre o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19, incluindo crianças e adolescentes com deficiência permanente, com comorbidades ou privados de liberdade no grupo prioritário para vacinação contra a covid-19. Clique aqui para conferir a publicação na íntegra.

Essa atualização, que passará a valer a partir da data da publicação no DOU, inclui crianças e adolescentes diagnosticados com fibrose cística, visto que a patologia faz parte das doenças listadas no grupo de comorbidades e doenças crônicas do Ministério da Saúde. 

De acordo com a publicação, a vacinação deste grupo seguirá conforme se obtenha registro ou autorização de uso emergencial de vacinas no Brasil para menores de 18 anos de idade. É importante lembrar que, no Brasil, a vacina da Pfizer é a única com aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicação em pessoas com 12 anos ou mais. Para indivíduos menores de 12 anos, ainda não há nenhuma vacina liberada para uso em nosso país. 

Além deste grupo, a atualização também incluiu como grupo prioritário no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19 gestantes, puérperas e lactantes, com ou sem comorbidade. 

Siga acompanhando o site e mídias sociais do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística para mais informações ou entre em contato com a equipe do seu Centro de  Referência.

Por Kamila Vintureli

Referências:

https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.190-de-29-de-julho-de-2021-335402734

https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2021/anvisa-autoriza-vacina-da-pfizer-para-criancas-com-mais-de-12-anos

https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/publicacoes-tecnicas/guias-e-planos/plano-nacional-de-vacinacao-covid-19/view

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco