Volta às aulas com fibrose cística: dicas para pais e professores

Comunicação IUPV - 26/02/2024 08:57
volta às aulas com fibrose cística

Está na hora da escola! O ano letivo começou e essa é uma época muito importante para os alunos com fibrose cística que estão iniciando ou retornando ao ambiente escolar nessa volta às aulas.

Quando o assunto é escola e fibrose cística, muitas dúvidas podem surgir, tanto para os pais quanto para os professores. E foi pensando nisso que a equipe do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística preparou algumas dicas que poderão lhe ajudar nesse momento.

Escola, equipe médica e família devem trabalhar juntos!

É extremamente importante que a escola em que seu filho diagnosticado com fibrose cística vai estudar conheça a doença. Dessa forma, os professores poderão acolher esse aluno da melhor maneira possível e respeitar suas necessidades específicas.

Além disso, manter o contato entre a equipe escolar e os profissionais de saúde que o atendem é fundamental para que a criança tenha todos os cuidados que necessita.

Materiais informativos para os professores

cartilha fibrose cística nas escolas

Facilite o acesso à informações sobre a fibrose cística para os professores do seu filho nessa volta às aulas.

Você pode entregar para a equipe pedagógica o material informativo Conhecendo um aluno com Fibrose Cística, conteúdo criado pelo Instituto Unidos pela Vida e que traz as principais informações sobre a doença e espaço para que os pais ou responsáveis preencham todos os dados pessoais do aluno.

Clique aqui para baixar o material no seu computador, celular ou tablet. Assim, poderá imprimir, preencher e entregar para os professores do seu salgadinho.

Além desse material, você também pode baixar a cartilha Fibrose Cística nas Escolas clicando aqui. O conteúdo foi criado para auxiliar pais, professores e responsáveis na volta às aulas e pode fazer a diferença para que a rotina no ambiente escolar seja a melhor possível.

Os coleguinhas também podem aprender mais sobre a fibrose cística!

Também é importante que os colegas de classe conheçam mais sobre a doença, facilitando o entendimento sobre algumas necessidades que seu filho com fibrose cística pode ter durante o horário escolar, como tomar um medicamento, por exemplo.

Uma boa alternativa é apresentar o gibi do Super Fibra, material criado pelo Unidos pela Vida e que busca auxiliar no processo de entendimento sobre a fibrose cística tanto para as crianças que foram diagnosticadas com a doença, quanto para as que convivem com elas. Clique aqui para acessar a versão online do gibi.

Caso você queira receber a versão impressa do gibi ou da cartilha direto na sua casa, basta entrar em contato conosco pelo e-mail contato@unidospelavida.org.br.

Por Kamila Vintureli

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação. 

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco