Partiu férias: 10 dicas para viajar com Fibrose Cística

Categoria: Notícias - Postador por: Comunicação IUPV - Data: 18 de janeiro de 2019

Aproveitar as férias do trabalho, da escola ou da faculdade para viajar e descansar faz parte da vida de quase todo mundo. É incrível ter a oportunidade de conhecer novos lugares, novos costumes e estar próximo de familiares e amigos em momentos de alegria e diversão.

Porém, na hora de começar o planejamento das tão merecidas férias, muitas pessoas com Fibrose Cística ou amigos e familiares de pessoas com a doença possuem alguns receios e preocupações. Pensando nisso, fizemos uma lista com 10 dicas para que você consiga planejar suas férias pensando na sua diversão e também na sua saúde! Confira!

  1. Seguro de viagem: é muito provável que você não vá precisar utilizá-lo, mas investir em um seguro de viagem é fundamental na hora de planejar suas férias. Encontre uma seguradora de confiança e garanta que o plano cobre doenças como a Fibrose Cística.
  2. Medicamentos: todos os medicamentos que precisam ser resfriados devem ser colocados em uma embalagem térmica com gelo, preferencialmente transparente ou de cor clara. É importante ficar atento ao tempo da viagem, afinal, é preciso ter certeza que o gelo vai durar o período necessário. No caso de viagens mais longas, procure um funcionário da empresa. Ele poderá lhe ajudar! Além disso, é importante levar todas as receitas dos medicamentos que você levará, as bulas grampeadas e garantir que as receitas estão no idioma do país de destino.
  3. Nebulizador: garanta que seu nebulizador o acompanhará durante a viagem e leve adaptadores que podem ser utilizados em vários tipos de tomadas elétricas. Dica: escolha um adaptador universal! É fundamental garantir que seu nebulizador poderá ser esterilizado. Por isso, entre em contato com o hotel em que ficará hospedado e verifique se há microondas ou fogão no quarto para que a esterilização seja feita adequadamente.
  4. Centros de referência: é importante pesquisar se existem centros de tratamento para Fibrose Cística perto de onde você viajará e verificar qual o hospital mais próximo para casos de emergência. Caso o seu destino de férias seja nacional, clique aqui e confira todos os centros espalhados pelo Brasil!
  5. Bagagem de mão: opte por levar todos os seus suprimentos na bagagem de mão. Isso evitará transtornos caso a sua bagagem despachada seja perdida ou extraviada.
  6. No aeroporto: fique por dentro de todas as diretrizes dos aeroportos em que passará relacionadas aos medicamentos, regras sobre rotulagem de garrafas e tamanho de líquidos permitidos. Essas normas podem variar de lugar para lugar. Além disso, leve consigo uma carta do seu médico que comprove que você precisa dos medicamentos, suprimentos e equipamentos que está levando. Em alguns lugares, a apresentação da nota fiscal é exigida, por isso, é importante tê-la em mãos.
  7. No avião: desinfete os arredores da sua poltrona antes de sentar e verifique com um atendente se você pode entrar antes no avião para que esse procedimento seja feito com tranquilidade. Também é importante utilizar álcool em gel nas mãos constantemente e evitar tocar o rosto. Por conta do ar seco, beba muita água e evite café e bebidas alcoólicas para se manter hidratado.
  8. Máscara: muitas pessoas com Fibrose Cística se sentem desconfortáveis ao utilizar a máscara, mas esse item é essencial nas viagens de avião. Ela irá te proteger dos germes presentes no ar.
  9. Alimentação: pesquise antes e opte por restaurantes com boas indicações sobre a limpeza e segurança da comida. Além disso, evite comprar alimentos de vendedores ambulantes e opte por alimentos cozidos e preferencialmente servidos quentes.
  10. Água: a água ajuda alguns germes a entrarem em contato com nosso organismo mais facilmente. Por isso, durante sua viagem, evite beber ou escovar os dentes com água da torneira e opte pela água engarrafada. Durante o banho, tome cuidado para que não entre água no seu nariz ou boca.

Todas essas dicas te ajudarão a curtir muito suas férias e se divertir com seus amigos e familiares. Em caso de dúvidas, consulte seu médico e viaje com tranquilidade! E o mais importante: curta muito todos os momentos e seja feliz!

Referências:

https://www.cff.org/Life-With-CF/Daily-Life/Traveling-With-CF/In-Transit-and-at-Destination/Guard-Against-Germs-While-Traveling/

Cystic Fibrosis News Today

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Você vai gostar também...

Newsletter

Assine o nosso boletim informativo mensal. Clique aqui