Primeiro dia da Ação de Divulgação da FC em Curitiba

Instituto Unidos pela Vida - 11/09/2010 05:09

Curitiba, 11 de Setembro de 2010 | Primeiro dia da Ação de Divulgação da Fibrose Cística, realizada pelos Voluntários do Grupo Unidos pela Vida.

Uma temperatura que aos poucos foi ficando muito agradável, um céu nublado que se transformou em céu azul, um calor em Curitiba… O dia já amanheceu mostrando que seria bem diferente do comum e que realmente prometia ser bom!

Nos encontramos por volta das 08h30, explicamos para os voluntários um pouco mais sobre a Fibrose Cística, entregamos a lembrança de participação, as camisetas, os kits com os folders e os cataventos. Nossos Voluntários vieram nos ajudar de corpo e alma literalmente, pois a caminhada pela cidade seria bem longa!

Os Voluntários eram Pioneiros de um Grupo de Escoteiros, amigos de bem perto, amigos de muito longe (como a querida Vânia que veio de Camaçari na Bahia exclusivamente para este evento), familiares. Todos eram só alegria e demonstravam muita vontade de ajudar, de divulgar, de tornar a Fibrose Cística cada vez mais conhecida, pelo menos no meio físico que nos é possível divulgar.

Munidos de autorização da prefeitura, 250 cata-ventos, 5.000 folders, fotógrafo para registrar tudo e muita força física, fomos em direção ao nosso destino deste primeiro dia de ação de divulgação: o centro da Cidade de Curitiba. Logo no início percebemos que nossa capacidade de abordagem precisava ser aprimorada alí, imediatamente, pois em época eleitoral a quantidade de pessoas entregando panfletos nas ruas aumenta muito e as pessoas já não gostam de serem abordadas!

Porém, para nossa surpresa, as pessoas que passavam pelas Praças e pelas Ruas nos receberam muito bem, nos ouviram, queriam realmente conhecer a doença, saber mais, e ficaram com o compromisso de passar a informação adiante. Muitas pessoas naturalmente não deram muita atenção. Estavamos sujeitos e sabiamos disto. Porém, com muito jeitinho, conseguimos conversar com quase 100% das pessoas que abordamos e explicar sobre a FC, sobre o diagnóstico, sintomas, e indicar onde poderiam buscar ajuda. Por fim, nossa meta de entregar estes 5 mil folders, fornecer informações e presentear crianças com 250 cataventos foi cumprida com louvor.

Acho que “Mágico e Perfeito” definem bem este dia 11 de Setembro de 2010. Conhecemos pessoas maravilhosas, ouvimos “conheço uma pessoa que é bem assim, vou falar para ela!”, o que para nós fez valer o dia e fez também esquecer de todo o cansaço, de todas as dores no corpo.

Seguimos a risca a citação conhecida da AMAM (Associação Mineira de Assistência a Mucoviscidose): Saber o que se tem pode mudar tudo! E é exatamente isto o que queremos cada dia mais e mais. Eu, particularmente, confesso que neste quase um ano de diagnóstico da Fibrose Cística posso dizer que vivi um dos melhores anos da minha vida. Conheci pessoas esplêndidas, tive uma melhora significativa na minha qualidade de vida e me sinto cada vez mais na obrigação de compartilhar com as pessoas os poucos conhecimentos que tenho sobre o assunto.

Gostaria mais uma vez de agradecer a todos que participaram direta ou indiretamente deste projeto: Philipe, Dante, Iracema, Gráfica Sete Belo, Flow Comunicação, Edelayne, Ale, Fast Signs Comunicação, Maria Luiza, Carolina, Adri, Rebecca, Audrey, Fuzetto Camisetas, Mary, Ricardo, Eloy, Vânia, Cristiano, Gabriela, Marise, Pioneiros do Grupo Escoteiro Carlos Pereira de Araújo, Lilian, Mauro, Flávia, Marcelo, Gabriel Machado, Carlos Aznar e seus vários amigos… Enfim… São muitas as pessoas. Termino com esta bela frase do Raul Seixas, que traduz muito do que sinto neste momento: “Sonho que se sonha só é apenas um sonho. Sonho que se sonha junto transforma-se em realidade”.

Deixo abaixo um pequeno trecho do filme “A Corrente do Bem”, que acredito ser a forma como devemos pensar. Ajudamos um, que ajuda outro, que ajuda três, e assim sucessivamente, formando a Corrente do Bem.

Um grande beijo,
Verônica Stasiak

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.
 

Fale conosco