Casal de São Paulo se inspira no filho com FC e faz música dedicada à divulgação da doença

Instituto Unidos pela Vida - 26/05/2014 17:11

image002 (1)

Paola Massari e Âma Campos vão além quando o assunto é Fibrose Cística. A divulgação da doença ocorre não apenas nos locais que o casal frequenta com Gabriel, de 11 anos, mas também através dos palcos e da música. No dia 16 de maio, no Centro Cultural de São Paulo, Âma fez uma participação especial no Pocket Show de Adriano Adiala, cantando a música “Essa tal FC” e emocionando a todos.

“Meu marido tocava violão, mas quando o Bi estava com 3 anos, ele teve essa luz. Fez a música sem a mínima pretensão de divulgação, como uma homenagem familiar. Com o passar do tempo compartilhamos em uma reunião da APAM [Assoc. Paulista de Assistência a Mucoviscidose]. Foi aí que pensamos que essa seria uma maneira singela em divulgar a FC por meio da música”, explica Paola.

Cerca de 60 pessoas assistiram da apresentação e participaram de uma palestra informativa sobre diagnóstico, sintomas, tratamento e da luta do casal. “De todos os presentes, quatros conheciam a fibrose cística. No final muitos vieram perguntar. A música emocionou muito!”, lembra.

Só que as fronteiras não páram por aí. Segundo Paola, “uma associação de Fibrose Cística do México solicitou a música para ser postada no site com tradução para o espanhol. Uma emoção para todos nós.”

O diagnóstico de Gabriel

“Ele nasceu em setembro de 2002 com ílio meconial e ficou na UTI com sonda por 11 dias sem o leite materno. Só depois disso consegui amamentar”, relembra agustiada. Quando o teste do pezinho foi feito, foi solicitado repetir pois havia uma alteração na CFTR. “Novamente positivo, o pediatra então pediu o exame do suor, que deu negativo. Gabriel foi para o berçário mas já com sete meses teve bronquite.”

Depois de vários dias, sem sucesso de melhora na UTI, o exame do suor foi refeito e acusou positivo. “Hoje ele responde bem ao tratamento, tem vida normal com direito ao esporte. Nossa fórmula de vida é ‘Diagnóstico precoce + adesão ao tratamento + esporte + família positiva + alto astral = SUPERAÇÃO!!!’”, conclui.

Essa tal FC


Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.
 

Fale conosco