Conheça o Ben Mudge, capa da revista Men’s Fitness, que é personal trainer e usa a atividade física para lutar contra a FC

Instituto Unidos pela Vida - 30/11/2015 02:05

Captura de Tela 2015-11-25 às 15.26.25Saia para dar uma volta com Ben Mudge por 30 minutos e você pensará que ele é apenas um rapaz de 25 anos que trabalha como Personal Trainer na cidade de Belfast, na Irlanda do Norte, além de ter um entusiasmo contagiante e um tanquinho de dar inveja. E é exatamente assim como ele gosta de ser conhecido.

Mas há uma razão a mais por ele ter sido escolhido pela revista Men’s Fitness como o “Trainer of the Year” de 2016. Para ele, a dedicação é muito mais por uma questão de saúde do que para parecer bonito no Instagram. Devido a Fibrose Cística (FC), treinar pesado e comer os alimentos corretos o ajudam a evitar potenciais infecções, além de manter seu sistema digestivo funcionando corretamente. “A FC torna tudo mais difícil, ” ele explica. “Ela afeta a produção de muco no corpo e também afeta o pâncreas, o que significa que a digestão não acontece a não ser que eu tome as enzimas digestivas. ”

“Passamos semanas considerando diversas pessoas que são únicas e brilhantes para serem a capa da nossa revista, mas no final percebemos que não havia pessoa melhor para representar a nossa seção chamada ‘Inspire-se’”, comenta Joe Barnes, editor da revista. “Ben começou a prática da atividade física para diminuir os efeitos da doença, e conseguiu construir um corpo incrível e uma carreira de sucesso como Personal Trainer, motivando todos a buscarem melhorias em suas vidas, mesmo com todos os desafios que tem enfrentado por conta própria.”

Ben conta que precisou sair da escola quanto tinha 18 anos, o que acabou levando embora também as práticas esportivas em grupo que lá realizava, piorando sua situação de saúde. “Fiquei muito doente. Uma infecção pulmonar me fez ficar internado por duas semanas. Foi muito estranho, já que tem dias em que esqueço que tenho Fibrose Cística, e novamente, sou muito grato por isso, mas sei que há coisas que outras pessoas podem fazer que eu não posso.”

Captura de Tela 2015-11-25 às 15.26.16No início, Ben conta que costumava jogar rugby três vezes por semana, jogar futebol americano, além de outras atividades em equipe. “Eu tinha pesos de academia que deixava na garagem, mas que nunca tinha usado. Então decidi que precisava fazer alguma coisa a mais. Um dia, eu estava treinando na garagem, quando um dos melhores amigos do meu irmão veio para treinar junto e simplesmente conseguiu puxar facilmente toda a pilha de pesos. Lembro que essa situação foi uma das primeiras coisas que me fizeram ter um objetivo, algo que me motivasse a ir além. ”

Ben começou então a treinar todos os dias, mantendo controle da sua dieta, comendo proteínas magras e gorduras saudáveis, além de se dedicou a estudar mais sobre treinos, e após um outro susto que aconteceu devido a um árduo trabalho como Assistente de Diretor, Ben também passou a repensar suas opções de carreira. “Precisei pensar: ‘Ok, o que eu gosto de fazer?’ O que eu gostava era de ir para a academia com meus amigos. E sempre quis me tornar mais forte e mais rápido. Eu era o cara que sempre estava lendo sobre como treinar melhor. Até que um dia, um dos rapazes que frequentava a academia disse que eu deveria tentar a carreira de Personal Trainer. Eu disse: ‘Ok, vou pensar nisso.’ Acabou que se tornou uma das melhores decisões que já fiz.

Ben comenta que sua carreira está crescendo e sendo motivo de inspiração para todos. “Pessoas com FC, ou seus pais, me mandam mensagens toda hora, o que me fez perceber que meus treinos estão motivando pessoas de uma forma que não posso mensurar. Não quero que pensem: ‘Ele está indo muito bem para alguém que tem FC’. Quero que pensem: ‘Aquele cara está em ótima forma’ e apenas depois descubram que tenho FC… o que pode fazê-los refletir que podem fazer coisas que imaginavam não poder fazer antes. ”

“Os médicos disseram que a expectativa de vida do Ben é de 40 anos, o que nos faz pensar que aos 25 ele já passou da metade de sua vida. Mas o fato é que Ben já superou as expectativas diversas vezes, e quando você ouve sua história, há de concordar comigo que, se tem alguém que pode provar que os médicos estão errados, esse alguém é ele, ” comenta Joe. “Quaisquer que sejam os seus planos para 2016, esperamos que a história de Ben possa te inspirar a alcança-los, afinal, ele é hoje capa de uma das maiores revistas de fitness do mundo, então quem disse que você não pode fazer o que quer?

Para ler o texto original, clique aqui.

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco