Descarte correto de medicamentos salva vidas!

Comunicação IUPV - 12/06/2018 09:08

O dia 05 de junho marcou a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente. Essa data é utilizada principalmente para a divulgação de mensagens e campanhas sobre a preservação da natureza e para a conscientização em relação aos impactos que as atitudes do nosso dia-a-dia podem causar ao meio ambiente.
Uma dessas atitudes é o descarte de medicamentos. Vencidos ou não, todos os medicamentos que adquirimos e que não serão mais utilizados devem ser descartados de maneira correta para que nenhum impacto negativo afete o solo, os animais, o ar e as plantas.
As pessoas que têm Fibrose Cística e seus familiares fazem o uso de diversos tipos de medicamentos. Em algum momento, por estarem vencidos ou pelo fato de não serem mais utilizados, precisamos descartá-los, não é verdade? Nessa situação, jogá-losno lixo comum não deve ser uma alternativa.
Nossos sistemas de tratamento de esgoto não são capazes de eliminar diversas substâncias presentes nos medicamentos e o impacto disso é extremamente negativo. Essa incapacidade dos sistemas faz com que essas substâncias entrem em contato com o meio ambiente, causando danos para os seres vivos que o habitam.
Qual é a solução?
Que o descarte indevido de medicamentos traz prejuízos para a natureza você já sabe. Agora, a pergunta que fica é: qual é a melhor solução? Desde 2009, um regulamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), tornou possível que as farmácias e drogarias brasileiras façam parte de programas que realizam a coleta de medicamentos.
Isso significa que toda a responsabilidade pelo destino final do medicamento é do local que gerou esse produto que, eventualmente, irá se tornar um resíduo. Essa situação também envolve a logística reversa, realizada com a devolução aos fabricantes ou estabelecimentos de compra. Esse tipo de mecanismo é utilizado pelas indústrias e também deve ser feito por quem usa os medicamentos.
Por isso, o primeiro passo na hora de descartá-los é verificar se as farmácias e drogarias da região da sua casa realizam o recolhimento desses materiais. Caso realizem, os medicamentos devem ser entregues nesses estabelecimentos.
Além disso, os Agentes de Saúde Ambiental e os Agentes Comunitários de Saúde também podem fazer o recolhimento desses medicamentos durante as visitas domiciliares. Esses profissionais podem recebê-los e entregá-los para as unidades de apoio.
É importante lembrar que não são apenas os animais, as plantas e o solo que são atingidos de forma negativa pelo descarte incorreto de medicamentos. Essa atitude também coloca em risco a vida de outras pessoas, que podem encontrá-los utilizá-los, aumentando as chances de intoxicação e reações graves no organismo.
Proteja o meio ambiente! Descarte corretamente os medicamentos que não serão mais utilizados em sua casa. Além de proteger a natureza, você também estará salvando vidas!
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco