Documentário “El Chico Salado” releva que o esporte pode melhorar a qualidade de vida

Instituto Unidos pela Vida - 11/08/2014 10:45

10527650_526271290832568_1735668379081950847_nGrande inspiração para os participantes do Instituto Unidos pela Vida, o argentino Marcos Marini Riveira, de 29 anos, é mais do que uma pessoa de fibra. Diagnosticado com Fibrose Cística aos 11 meses de idade, Marcos será o ator principal no documentário “El Chico Salado” (“O Menino Salgado), previsto para estrear em outubro de 2014.

Fundador da Fundación Secreto Fiqui, Marcos revela que o esporte o ajuda a não ficar doente e essa é a principal mensagem que o diretor Rodrigo Perez quer transmitir com o vídeo produzido. “Não consigo ficar em minha casa parado. Eu quero colocar a Fibrose Cística no lugar que ela merece e pouco a pouco seguir ajudando para que desapareça o sedentarismo do mundo em que vivemos. Tenho sede, fome, desejo, coragem, determinação e isto salva a minha vida”, afirma.

Segundo ele, o principal desafio do documentário é o de mostrar a “felicidade” da doença através do esporte. “Correr uma maratona de 42 km me ensina, educa e motiva. Você aprende a lidar com as dificuldades diárias. Corro para viver e o esporte deve estar presente na vida de todas as pessoas, com ou sem Fibrose Cística”.

Até o momento, o documento será exibido em futuros festivais na Europa, Argentina e Equador. “Também seria uma grande alegria para apresentar no Brasil com a Equipe de Fibra, quando eu tive sorte o suficiente para executar várias corridas. Vocês (Instituto Unidos pela Vida) são uma fonte de inspiração para mim e para muitos pacientes que vejo em diferentes partes da América do Sul”, relata.

Marcos finaliza convicto. “Eu sou um sonhador. Sou alguém que vai de um país para outro, transmitindo uma paixão e eu não vou parar meio caminho. Entre a morte e eu há muitos projetos para fazer”.

 Marcos

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco