A importância das vitaminas no tratamento da Fibrose Cística

Instituto Unidos pela Vida - 26/05/2016 16:30

vitamins-26622_640Por Dr. Vinícius Bednarczuk, colunista do portal do Instituto Unidos pela Vida, Doutor em Ciências Farmacêuticas e Mestre pela Universidade Federal do Paraná, professor do curso de Graduação em Farmácia no Centro Universitário Campos de Andrade – vinicius@unidospelavida.org.br

Você sabia que vitaminas são compostos essenciais para nossa vida?
Pois é! Elas são responsáveis pelo bom funcionamento do nosso organismo! Além disto, as vitaminas são classificadas em hidrossolúveis (solúveis em água) e lipossolúveis (solúveis em gorduras).
Sabemos que um dos sintomas da Fibrose Cística é a dificuldade para absorção de gordura e normalmente as vitaminas são ingeridas em uma alimentação saudável, pois estão presentes em alimentos como grãos, frutas, verduras, entre outros. Porém, mesmo seguindo uma alimentação equilibrada e “vitaminada”, alguns pacientes com FC têm dificuldade de absorver as vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) acarretando uma deficiência.
Para entender como estas vitaminas são importantes para nosso corpo, vamos analisar o quadro abaixo pra conhecer a função delas e o que a falta delas pode ocasionar:

Função Atuação Falta da Vitamina
Vitamina A Ciclo visual atuando também em outros órgãos Dificuldade visual
Vitamina D Aumenta a força dos ossos Anomalias ósseas
Vitamina E Circulação sanguínea e hoje em dia atua na prevenção de diversas doenças. Agregação plaquetária
Vitamina K Coagulação sanguínea Hemorragias

Sabendo disto, é possível compreender o porque a suplementação de vitaminas, principalmente as lipossolúveis na FC, é de fundamental importância!

Os suplementos vitamínicos para as pessoas com FC são formulados para que consigam absorver as vitaminas de maneira adequada, atendendo as orientações nutricionais. A não adesão ao tratamento pode acarretar na “hipovitaminose”! Portanto, a utilização dos suplementos vitamínicos, respeitando sempre a prescrição do seu médico e equipe de saúde, é fundamental para a melhora na qualidade de vida!

Siga sempre a orientação médica e alimente-se corretamente!

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Referências:

ROSA, Fernanda Ribeiro; DIAS, Fernanda Gomes; NOBRE, Luciana Neri  and  MORAIS, Harriman Aley.Fibrose cística: uma abordagem clínica e nutricional. Rev. Nutr. [online]. 2008, vol.21, n.6, pp. 725-737.

Torres M, Márquez M, Sutil de Naranjo R, de Yépez C, Leal de García M, Muñoz M et al. Aspectos Farmacológicos relevantes de las Vitaminas Antioxidantes (E, A y C). AVFT  [revista en la Internet]. 2002  vol.21, n.1, pp. 22-27.

VERONEZI, Jefferson  and  SCORTEGAGNA, Daiane.Adesão ao tratamento em pacientes com fibrose cística. J. bras. pneumol. [online]. 2009, vol.35, n.3, pp. 290-291.

Fale conosco