Instituto Unidos pela Vida reunirá Associações de Fibrose Cística de todo o Brasil

Instituto Unidos pela Vida - 01/02/2017 07:30

Selo 1º Encontro Nacional de Desenvolvimento de Associações de FC-01O Instituto Unidos pela Vida está organizando o I Encontro Nacional de Desenvolvimento de Associações de Fibrose Cística, que será destinado a presidentes ou representantes das associações que hoje trabalham de forma ativa com a Fibrose Cística no Brasil.

O evento acontecerá em Curitiba, entre os dias 08 e 11 de Março de 2017, no auditório do NEX Coworking, escritório sede do Instituto. Terá como principal objetivo oferecer aos participantes uma oportunidade de entender o contexto do setor social, fomentando um processo de autoanálise e fortalecimento das ações de cada associação, e de trocas entre elas.

Este encontro nasceu de duas vontades. Uma delas, da Sra Roberta Guarino, ex-coordenadora da ACAM RJ e atual voluntária da instituição, que sempre quis compartilhar os aprendizados da ACAM com as demais associações. Além dela, a diretora fundadora do Instituto Unidos pela Vida, Verônica Stasiak Bednarczuk, Psicóloga e Gestora de Projetos Sociais, que desde a fundação do Instituto em 2011 participa de cursos e programas de capacitação voltados para o terceiro setor, sentiu-se na obrigação de compartilhar todos os conhecimentos obtidos neste e em tantos outros cursos, com as associações que atendem pessoas com FC no Brasil. “Nós acreditamos que se todas as instituições estiverem cada vez mais fortalecidas e profissionalizadas, a FC como um todo crescerá no Brasil, impactando diretamente na qualidade de vida dos pacientes. Sabemos que é um processo longo e complexo, mas toda grande jornada começa com um primeiro passo”, diz Verônica.  

O Instituto traz na bagagem aprendizados importantes para compartilhar com os demais. Foi uma das organizações selecionadas pelo Instituto Legado de Empreendedorismo Social para participar do Projeto Legado em 2014, e foi uma das 4 organizações premiadas no com recurso financeiro para expandir o Projeto FC nas Universidades; foi aprovado na seleção para participar do projeto de Advocacy e Políticas Públicas “Sua Curitiba”; a diretora geral tem formação em Gestão de Projetos Sociais, certificada pela APMG Internacional; além de outras várias formações e cursos vivenciados ao longo destes 5 anos.

Queremos que este seja um encontro extremamente produtivo, de muito aprendizado e troca, e que os conceitos aprendidos possam efetivamente ser aplicados em nosso dia a dia, contribuindo para o aumento do nosso impacto social. Para isto, desenvolvemos 5 eixos principais de trabalho, que vão nortear nossas atividades no encontro:

1) Compreender o Cenário: Antes do encontro presencial, os participantes receberão um questionário para responder, que vai gerar um grande diagnóstico. Através destes resultados, passaremos a conhecer as estruturas das associações do Brasil, os pontos de melhorias necessários, o cenário social da FC no Brasil, e qual o problema precisamos atuar. Além disto, identificaremos quais os principais conceitos que precisam ser aprofundados no treinamento.

2) Aprender com os pares: Depois de entender o cenário, poderemos aprender com quem já viveu experiências que ainda não passamos, ou, ajudar outros na caminhada. Essa será uma oportunidade para conhecer as melhores práticas das organizações do Brasil, bem como aprender com os erros de todos.

3) Aprofundar conhecimentos: Após o diagnóstico, conheceremos melhor a demanda de todos e, com isto, poderemos criar o plano de capacitação para este encontro. Como exemplo, poderemos falar sobre Captação de Recursos, Gestão de Projetos, Advocacy, Políticas Públicas, etc.

4) Plano de Ação: Após compreender todo o cenário e aprender novos conceitos, é hora de traçar nosso futuro em conjunto!

5) Celebrar: Encontros como estes são raros e celebrar faz bem à saúde! Aproveitaremos o momento para celebrar nossa trajetória, conquistas e o caminho que ainda virá!

O Instituto será responsável por trazer todos os participantes para Curitiba, hospedá-los e promover o treinamento! Esperamos que o evento seja extremamente proveitoso para todos!

Realização: Instituto Unidos pela Vida
Patrocínio: Vertex e Roche
Apoio: NEX Coworking, Invento Viagens, INK Inspira, Sintática Comunicação

Fale conosco