Just Breathe: Nathan, 37 anos

Instituto Unidos pela Vida - 16/04/2016 21:52

IMG_2695Eu fui diagnosticado com FC aos cinco meses, em 1979. Os médicos falaram para os meus pais aproveitarem a vida comigo, porque existia uma chance muito grande de eu não conseguir chegar ao ensino médio. Meus pais cuidaram muito de mim. Meu pai sempre foi muito atlético, e decidiu que eu também seria. Eu comecei a correr quando tinha cinco anos. O exercício e o pensamento positivo definitivamente me ajudaram a ter uma vida “normal” até os meus 20 e poucos anos.
Eu recebi um transplante duplo de pulmão no dia 16 de julho de 2012. Os cinco anos que antecederam esse acontecimento foram muito difíceis para mim. Meu peso estava baixo e eu comecei a ver que a coisa estava ficando realmente feia quando tomar banho se tornara uma dificuldade. Eu não sei se teria feito o transplante se não fosse pela minha família e pelos menos amigos. Eu agradeço especialmente a minha esposa, que permaneceu firme comigo até nos piores momentos.
Minha recuperação foi ótima. Aos poucos, fui ganhando peso e voltei a fazer exercícios. Eu lembro perfeitamente do dia em que as minhas pernas ficaram cansadas antes do meu pulmão. Essa foi uma sensação maravilhosa. Hoje em dia eu trabalho e tenho uma vida completa.
Acredito que as atitudes positivas podem fazer você ir longe neste mundo.
Tanto a foto quanto o texto desse post são propriedade de Ian Ross Pettigrew e fazem parte do projeto Just Breath – Adultos vivendo com Fibrose Cística. A tradução e reprodução desses materiais no site do Instituto Unidos Pela Vida foram autorizados pelo autor.

Fale conosco