Oito dicas para manter sua rotina de exercícios físicos!

Instituto Unidos pela Vida - 09/01/2017 16:30

emily-grumbine-exercise-finish-line-featured-rectangleO exercício sempre foi super importante durante toda a minha vida. Compartilho aqui estão algumas dicas que desenvolvi ao longo do caminho, para sempre me manter ativa e com a rotina em dia!

Por Emily Grumbine

O exercício físico é parte importante da minha vida desde muito cedo. Meus pais têm um estilo de vida ativo, e meus médicos sempre os encorajaram a incentivar o mesmo comigo. Cresci participando de aulas de dança e praticando esportes. Mais tarde fiz academia, levantamento de peso, corrida e aulas de ginástica. Hoje, adulta, tem sido fator fundamental me exercitar durante uma ou duas horas diárias, seis dias por semana. E isso tem me mantido bem e longe do hospital!

Compartilho algumas dicas sobre motivação para manter sua rotina de exercícios:

Sempre tenha um objetivo: Defina metas elevadas e faça um plano detalhado para alcançá-las. Estabelecer objetivos e planos para seguir levaram-me a realizar coisas que nunca imaginei serem possíveis! Dois anos atrás, decidi que queria correr uma meia-maratona. Estava determinada, mas com 40% da função pulmonar, a meia-maratona (21k!) seria uma prova muito longa e difícil para mim. Chamei meu marido para ser meu parceiro de corrida, fui para o computador e baixei um programa de treinamento para iniciantes, que orientou a minha preparação. Após quase quatro meses de treinamento duro, cruzamos a linha de chegada em 2 horas e 54 minutos! Todo o trabalho duro valeu a pena, e eu fui capaz de fazer algo que foi uma enorme realização para mim! Seguir um planejamento, com metas claras e bem definidas, pode te levar à um grande sucesso!

Faça algo de que você goste e envolva mais alguém: Não faça do exercício uma atividade desagradável. Não corra se você odeia correr ou não ande de bicicleta se você não consegue se equilibrar em uma. Eu, por exemplo, gosto de escalada e caminhada. Minha irmã, Olivia, e eu estamos no meio de um desafio com duração de um ano. Nos comprometemos a subir 300 lances de escada por semana em 2016, totalizando 31.200 andares! Temos subido escadas, arquibancadas e escadas ao ar livre. Fazer isso junto com outra pessoa tem sido ótimo, porque temos uma parceria de responsabilidade uma na outra e, ao mesmo tempo que estamos cuidando da nossa saúde, estamos nos divertindo!

Não invente desculpas: Se quiser fazer seu plano acontecer, tem que criar tempo para isso. Tem dias que eu preferia fazer outras coisas ao invés de me exercitar, mas eu sei que os tratamentos e os exercícios estão em primeiro lugar, porque fazê-los me mantém saudável o suficiente para investir nas outras coisas, como no trabalho, relacionamentos e tantas outras coisas que eu gosto de fazer. portanto, cuide-se!

Mantenha o seu médico informado: Quando decidi treinar para a minha primeira meia-maratona (21k), contei à equipe de profissionais que me acompanham imediatamente. Como eu estava com a função pulmonar limitada e tenho diabetes, eu tinha que ter certeza de que estava cumprindo meu objetivo de forma segura. Encontrei meu fisioterapeuta para fazer um teste de tolerância ao exercício e ter certeza de que eu não precisava de oxigênio suplementar enquanto treinava corrida, e conversei com meu nutricionista sobre a importância de nutrição adequada para estabilizar os níveis glicêmicos. Segurança é super importante! Jamais comece uma rotina de exercícios sem conversar com a sua equipe médica.

Invista em um tênis de qualidade: Nunca pensei que fosse grande coisa até chegar 30 anos. Agora percebo a importância de um bom tênis de apoio para evitar lesões.

Descanse. Descanse. Descanse: Evite o esgotamento. Dê um tempo. Mesmo que a fibrose cística nunca dê um tempo, eu preciso de um dia de descanso para me sentir preparada para enfrentar a próxima semana. Tiro um dia para descansar dos meus exercícios físicos por semana.

Dê uma recompensa a si mesmo: Sempre comemore as pequenas vitórias e dê a si mesmo uma recompensa quando alcançar um pequeno objetivo. Coisa simples, como sair para tomar um sorvete com um amigo, etc.

Não desanime quando o treino for ruim: Os retrocessos não são o fim do mundo. Todos nós temos dias bons e ruins. Às vezes, os meus piores treinos são seguidos por alguns dos meus melhores dias. É importante tentar novamente no dia seguinte! Desistir, jamais!

Emily Grumbine – Diagnosticada com fibrose cística com três dias de idade, Emily tem hoje 36 anos, é casada e trabalha no negócio da família. Graduada pela Gordon College, Emily gosta de cantar, escrever, fotografar e passar tempo com o marido, Jim, e sua cachorrinha, Bella. Visite o blog dela acessando: www.theracemarkedoutforme.com.

Fonte: https://www.cff.org/CF-Community-Blog/Posts/2016/Eight-Ways-to-Stick-With-Your-Workout-Plan/

Traduzido por Vera Carvalho: Voluntária de Tradução de Textos do Instituto Unidos pela Vida. Vera tem formação em história social com mestrado voltado ao abandono de crianças. Foi gerente de informação na Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, onde recebeu as primeiras demandas por traduções de textos acadêmicos e científicos. A tradução tornou-se a sua principal atividade profissional há treze anos.

Nota importante: As informações deste texto têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com sua equipe multidisciplinar, eles poderão esclarecer todas as suas perguntas!

Fale conosco