Onde acompanhar o desenvolvimento das novas drogas para Fibrose Cística?

Instituto Unidos pela Vida - 22/01/2018 16:49

A Cystic Fibrosis Foundation (Fundação Americana de Fibrose Cística) facilita o desenvolvimento de novas drogas promissoras para o tratamento da Fibrose Cística, e o Drug Development Pipeline (Canal de Desenvolvimento de Drogas) permite rastrear e acompanhar o progresso do desenvolvimento dessas novas potenciais terapias!
Cerca de cinquenta anos atrás não havia tratamentos efetivos para fibrose cística e pouco se sabia sobre a doença. Hoje, a Cystic Fibrosis Foundation (CFF) mantém um canal robusto de terapias que focam na FC a partir de todos os ângulos, incluindo a principal causa da doença – a proteína CFTR. Aqui no Brasil, algumas destas novas terapias estão chegando, outras ainda não chegaram. No momento, as terapias moduladoras ainda não tem aprovação da Anvisa, mas, estão em processo de aprovação (como o Ivacaftor e o Lumacaftor/Ivacaftor).
Quase todas drogas disponíveis para tratar a FC foram possíveis graças ao apoio da CF Foundation e do seu trabalho permanente com os pesquisadores.
A CF Foundation promoveu e investiu centenas de milhões de dólares para ajudar a encontrar e desenvolver terapias inovadoras para a FC que melhoraram a qualidade e a expectativa de vida das pessoas com a doença.
Para avançar no desenvolvimento de drogas e na busca de uma cura, a Cystic Fibrosis Foundation Therapeutics Inc. (CFFT) tem acordos contratuais com várias empresas para receber royalties relacionados com drogas desenvolvidas como resultado do financiamento da CFFT. Todos os royalties recebidos são utilizados para apoiar a missão de encontrar uma cura para a FC.

Como usar a ferramenta

A ferramenta Drug Development Pipeline (https://www.cff.org/Trials/pipeline – somente em inglês) pode ser usada para acompanhar o progresso do desenvolvimento das drogas pelas diferentes fases da pesquisa clínica e, em alguns casos, da aprovação pela U.S. Food and Drug Administration (FDA). Quando a droga é aprovada no FDA, não significa que ela também está aprovada no Brasil. Nosso órgão regulador é a Anvisa. Quando a empresa chega ao país, e tem interesse de comercializar a droga no Brasil, ela passa precisa cumprir várias etapas até conquistar a aprovação da Anvisa. Após esta aprovação, a droga também não é automaticamente incorporada e disponibilizada pelo SUS. Este processo é longo e envolve vários órgãos do governo.
As drogas em desenvolvimento incluem aquelas destinadas a tratar os principais sintomas da FC, como infecções e inflamações pulmonares, bem como drogas que visam a causa “raíz” da FC – a proteína CFTR defeituosa, causada por mutações no gene da FC.
O canal de informações mostra as drogas que a CFFT apoiou financeiramente ou através de sua rede de desenvolvimento terapêutico (Therapeutics Development Network). À primeira vista, o gráfico de barras coloridas (https://www.cff.org/Trials/pipeline) mostra o quanto uma droga avançou no decorrer das fases de pesquisa clínica.
Veja como usar:

  • Clique no título de cada abordagem terapêutica, “THERAPEUTIC APPROACH”, ou em “Learn more” para saber mais sobre os tipos de drogas incluídas em cada categoria.
  • Clique no nome da droga para ter um visão geral do que ela faz, ver seu status e clique nos links para estudos clínicos recentes. Se a droga tiver ao lado um sinal de verificação (), é uma indicação de que foi aprovada pela FDA, e está disponível para as pessoas com FC.
  • Procure pelos tipos de drogas por fase do estudo clínico, atualizações recentes, abordagem terapêutica e status. A caixa de status ativo (“active”) mostra o sinal de verificação () como padrão.
  • Se você clicar na caixa de status descontinuado (“discontinued”), verá as drogas que foram removidas do canal de informação, porque o patrocinador optou por não dar andamento ao seu desenvolvimento.

Confira você mesmo!
Fonte: https://www.cff.org/Research/Developing-New-Treatments/Drug-Development-Pipeline-101/About-the-Drug-Development-Pipeline/
Traduzido por Vera Carvalho, voluntária de tradução para o Instituto Unidos pela Vida. Vera é tradutora profissional há treze anos, com especialidade na área acadêmica e científica (carvalho.vera.carvalho@gmail.com).
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco