20170803_144032Evento, realizado na noite da última quarta-feira (02/08) reuniu acadêmicos da área da saúde, pais e pessoas com Fibrose Cística, dentre outros interessados, na sede do Unidos pela Vida, além de centenas de pessoas na transmissão online

Sempre com o intuito de tornar a Fibrose Cística conhecida pelo maior número de pessoas e de esclarecer dúvidas frequentes entre os pais e pacientes, o Unidos pela Vida promoveu o 4º Bate-Papo, com o tema Pneumologia na Fibrose Cística, com o médico pneumologista Dr. Carlos Riedi. Dr. Riedi atua em Curitiba e é um dos profissionais de referência no atendimento de crianças e adolescentes com Fibrose Cística.

Durante a palestra, ele explicou o que acontece no organismo das pessoas com Fibrose Cística que possuem o muco mais viscoso que os das outras pessoas (daí o nome Mucoviscidose) e como ocorrem as exacerbações (problemas como tosse, pneumonia, bronquiectasia e perda de capacidade respiratória) dos pacientes.

Dr. Riedi apresentou aos participantes as seis classes de mutações da Fibrose Cística e suas características que explicam o porquê de algumas pessoas apresentarem sintomas mais leves da doença e outras sintomas mais severos. Também foram abordados os tipos de medicamentos e tratamentos mais comuns usados no tratamento das exacerbações dos pacientes e demonstradas pesquisas sobre a eficácia desses métodos. As pesquisas demonstram que quanto mais cedo o paciente é diagnosticado, melhores são os resultados alcançados por meio dos tratamentos e medicamentos. Daí a importância do diagnóstico precoce por meio do Teste do Pezinho, que aqui no Paraná é feito pela FEPE – Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional, instituição pioneira na triagem neonatal da FC.

O 4º Bate-Papo foi aberto pela fundadora e diretora do Unidos pela Vida, Verônica Stasiak de Oliveira, que apresentou os projetos desenvolvidos pela instituição e a campanha Sinais que Importam que será lançada logo mais no final de agosto, em alusão ao Setembro Roxo – o Mês Nacional de Conscientização sobre a FC.

A Vanessa Patricio de Souza, mãe do Eduardo Patricio  de Curitiba, elogiou o trabalho de Riedi: “Meu filho trata desde os 2 meses com o Dr. Riedi. Hoje ele tem 13 anos e adora muito o Dr. Ele me pediu pra agradecer o excelente médico e profissional que o Dr. Riedi é.”

Ficou interessado em assistir à palestra? Acesse nossa fanpage e vá até a nossa página de vídeos: fb.com/unidospelavida/videos. =)

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Compartilhe!

Nenhum comentário

Você pode enviar o primeiro comentário.

Deixe um comentário

Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada

Digite os caracteres para enviar seu comentário