31 de março – Dia da Saúde e Nutrição

Categoria: Notícias - Postador por: Comunicação IUPV - Data: 26 de março de 2019

No Brasil, o dia 31 de março marca o Dia da Saúde e Nutrição. Criada pelo Ministério da Saúde, o objetivo da data é chamar a atenção da população para as boas práticas de alimentação e incentivar uma reflexão sobre nossos hábitos alimentares.

Todos nós precisamos seguir uma alimentação equilibrada para nos manter saudáveis, e isso não é diferente entre as pessoas com Fibrose Cística. É importante que elas sejam acompanhadas de perto por um nutricionista, profissional que saberá quais alimentos serão os mais adequados e qual dieta funcionará no caso dessa pessoa em específico.

Em várias situações, recomenda-se que quem tem Fibrose Cística opte por dietas hipercalóricas e hiperproteicas, garantindo um bom aproveitamento nutricional por meio de uma alimentação rica em calorias, gorduras e proteínas. Além disso, também é possível fazer uso de suplementos alimentares para alcançar melhores resultados. Mas lembrando: o ideal é procurar um nutricionista para definir quais são as melhores opções para a sua saúde.

Para adquirir calorias suficientes, grande parte das pessoas com Fibrose Cística precisam ingerir duas vezes mais calorias do que uma pessoa que não tem a doença. Por isso,  pequenas mudanças na alimentação e na rotina familiar podem fazer a diferença na melhora da saúde. Confira agora algumas dicas para tornar-se uma pessoa mais saudável e com qualidade de vida:

Seguindo essas dicas é possível melhorar  sua alimentação e viver com a Fibrose Cística de maneira mais leve, com maior qualidade de vida. Mas não se esqueça: o acompanhamento médico é fundamental para garantir sua saúde. Em caso de dúvidas sobre sua alimentação, procure seu nutricionista.

Por Kamila Vintureli

Referências:

OLIVEIRA, M. Fibrose Cística Para Pacientes e Seus Cuidadores. 2º edição. Belo Horizonte: Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico, 2017.

TAULOIS, M. Nutrição Para Vida. Vertex. Equipe Fibrose Cística – Serviço de Pneumologia – PPC – UERJ.

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Você vai gostar também...

Newsletter

Assine o nosso boletim informativo mensal. Clique aqui