II Simpósio Paranaense de Fibrose Cística reúne estudantes e profissionais da saúde em Curitiba

Comunicação IUPV - 03/10/2018 17:07

Em 28 de setembro foi realizado o II Simpósio Paranaense de Fibrose Cística, atividade que fez parte do calendário do Mês Nacional de Conscientização da Fibrose Cística – Setembro Roxo 2018.
O II Simpósio Paranaense de Fibrose Cística contou com a organização da Liga Acadêmica de Humanização do Cuidado em Saúde (LAHCS) e com a realização do Unidos Pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística. No Auditório Madre Leoni da PUCPR, o Simpósio reuniu estudantes e profissionais da saúde que buscam saber mais sobre a Fibrose Cística. Toda a renda arrecadada com as inscrições será destinada ao Unidos Pela Vida.
A atividade teve início com a palestra O que é Fibrose Cística, como Identificar e Perspectivas Futuras, ministrada pelo Dr. Salmo Raskin. Depois, a psicóloga Angelita Wisnieski da Silva falou sobre a Atuação do Psicólogo em Equipe Multidisciplinar de Atenção à Fibrose Cística: Relatos de Experiência e, para finalizar, a fundadora do Unidos Pela Vida e psicóloga Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira palestrou sobre Adesão ao Tratamento Enquanto Investimento de Tempo.
Participação
Julianna Beltrão é estagiária de Psicologia no Unidos Pela Vida e também participa da LAHCS. Ela fez parte de toda a organização e realização do II Simpósio Paranaense de Fibrose Cística e afirma ter sido uma experiência extremamente gratificante.
“Fazer parte da organização do Simpósio foi maravilhoso! Poder proporcionar um espaço de novos conhecimentos e receber o carinho e elogio dos participantes foi uma ótima recompensa. Estou animada para ajudar com novos eventos e tornar a Fibrose Cística ainda mais conhecida, especialmente pelos estudantes na área da saúde”, ressaltou Julianna.
A Solange Saguier Hildebrand é estudante de medicina, faz parte da LAHCS e também ajudou na organização do Simpósio. Para ela, o evento é essencial para que os futuros profissionais da saúde saibam mais sobre a Fibrose Cística e consigam ajudar e diagnosticar pacientes com a doença no futuro.
“O evento foi preparado com muito carinho e foi uma imensa alegria poder realizá-lo. Como estudante de medicina, afirmo que todos os temas tratados enriqueceram muito minha formação. Como irmã de uma pessoa com Fibrose Cística, ressalto que o evento teve um peso muito maior para mim, pois mostrou que com a adesão ao tratamento e ajuda de profissionais qualificados, é possível sim ter uma vida normal dentro dos limites da doença. Isso me traz muito conforto e alegria”, afirmou Solange.
A Franciele da Rocha Bilieri também é estudante e avaliou o evento como nota dez! “O Simpósio foi muito bom! Os temas tratados são muito relevantes e me proporcionaram adquirir novos conhecimentos e aprender um pouco mais sobre uma doença rara”, ressaltou Franciele.
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco