Teste de fibrose cística entra na rede pública: Fase III no RJ

Categoria: Notícias - Postador por: Instituto Unidos pela Vida - Data: 15 de novembro de 2012

A fibrose cística vai ser diagnosticada precocemente pela rede pública estadual de saúde do Rio. Conhecida também como mucoviscidose ou doença do beijo salgado, o mal entrou na fase III da Triagem Neonatal (Teste do Pezinho) para bebês cariocas. O exame vai ser oferecido nos postos de saúde e clínicas da família. O Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (Iede) é responsável pelos diagnósticos.

O teste, que recolhe gotas de sangue do calcanhar do recém-nascido, precisa ser feito entre o terceiro e quinto dia de vida. “O diagnóstico precoce é essencial para garantir o crescimento saudável da criança”, explica Carolina Fraga, nutricionista da Associação Carioca de Assistência à Mucoviscidose — Fibrose Cística (Acam).

A especialista ainda alerta que os danos causados pela doença nos sistemas respiratório e digestivo podem até matar a criança.

A operadora de telemarketing CláudiaCarneiro, 36 anos, ficou assustada quando sua filha, Milena, 5, completou nove meses de vida. “Ela tinha diarreia constante e muita dificuldade de respirar. Tive que interná-la cinco vezes por causa do problema”.

UM BEBÊ A CADA 10 MIL

Segundo Cláudia, o teste de fibrose cística não foi feito quando Milena nasceu. “O começo foi muito difícil, ninguém descobria o que ela tinha. Mas depois do diagnóstico, começamos o tratamento. Hoje minha filha tem uma vida normal”, conta.

A Acam tem 252 portadores cadastrados. A entidade estima que a cada 10 mil nascimentos no Rio, um bebê nasça com a doença.

Fonte: http://odia.ig.com.br/portal/cienciaesaude/teste-de-fibrose-c%C3%ADstica-entra-na-rede-p%C3%BAblica-1.514708

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

 

Newsletter

Assine o nosso boletim informativo mensal. Clique aqui